TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redesenhando O Caso Perdigão

Trabalho Escolar: Redesenhando O Caso Perdigão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 4

Perdigão:

REDESENHANDO A OPERAÇÃO LOGÍSTICA DE SUA CADEIA DE SUPRIMENTOS

No final do século XX, a cadeia de suprimentos alimentícios viu-se na necessidade de intensificar ainda mais a busca por excelência na prestação dos serviços, para melhor atender ao mercado cada vez mais competitivo em face às mudanças impostas devido a abertura do mercado interno e da estabilidade econômica. Nesse sentido, é indispensável que que ocorram integração e coordenação de alto nível entre as empresas de uma mesma cadeia de suprimentos.

A Perdigão é o exemplo de uma empresa do ramo de alimentos que em virtude de sua ascensão, está tentando remodelar suas operações logísticas na tentativa de reduzir seus custos e melhorar o serviços ao longo da cadeia de suprimentos, resultando em serviços de melhor qualidade para seus clientes.

Fundada em 1934 por duas famílias italianas, os Ponzoni e os Brandalise, a Perdigão surgiu inicialmente como um pequeno armazém. Em 1939 iniciaram as atividades industriais com um abatedouro e uma fábrica de produtos suínos. Em 1954, construíram a granja Santa Gema e começar a atuação também no mercado de aves.

Sempre preocupada com o transporte e distribuição de seus produtos, em 1955, foi criado o Expresso Perdigão. Em razão da precariedade das estradas na época, a empresa também investiu no transporte aéreo e, em 1957, comprou dois aviões para possibilitar a colocação dos produtos no mercado de São Paulo.

Em 1958 a empresa começou a ser chamada de Perdigão S/A. Comércio e Indústria, se transformando num dos melhores complexos agroindustriais do mundo. Atualmente, a Perdigão atende cerca de 60000 clientes no mercado interno através de 30 centros de distribuição estrategicamente localizados ao redor do país.

A Perdigão vê no seu sistema logístico uma das principais ferramentas para avançar no mercado. A empresa possui uma frota de veículos completamente terceirizada, trabalham, porém, em regime de exclusividade. Assim como as transportadoras, os produtores também trabalham em regime de exclusividade com a Perdigão, que através de uma relação de proximidade, permite uma maior padronização e controle sobre a matéria-prima produzida. Além disso, consegue controlar o nível de estoque em toda a cadeia de suprimentos.

A rede logística da Perdigão é bastante complexa. Mais de 6000 produtores integrados abastecem 13 unidades industriais responsáveis pela produção de 400 itens que compõem o mix de produtos. São produzidas 2400 toneladas diariamente, transportadas para 30 centros de distribuição e, na sequência, distribuídas para mais de 60000 clientes em todo o país.

O gerente de logística da Perdigão explica alguns dos fatores que levaram a empresa a repensar suas estratégias de operações logísticas:

"Todas as unidades industriais da Perdigão estavam localizadas no sul do país, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A construção do complexo agroindustrial de Rio Verde, em Goiás, que aumentará em 30% a capacidade produtiva atual da empresa, justifica por si só a reformulação da nossa operação logística. Além disto, outros fatores nos levam a reformular nossas operações logísticas: a compra do frigorífico Batávia, que somou à rede uma nova unidade industrial no Paraná e novos centros de distribuição; o crescimento das vendas da Perdigão nos últimos 5 anos; e a estratégia de lançamento de novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com