TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reestruturação E Consolidação Da SCM

Artigo: Reestruturação E Consolidação Da SCM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Reestruturação e Consolidação da SCM

Um dos pilares da SCM no mundo industrial tem sido o processo de reestruturação e consolidação das bases de fornecedores e clientes. Basicamente, através desse processo é possível selecionar e aprofundar as relações com um conjunto de fornecedores e clientes com os quais se deseja estabelecer parceria. A reestruturação entende-se a simplificação da cadeia de suprimentos, com o objetivo de melhorar principalmente sua eficiência. A questão básica dessa etapa é com quem a empresa pretende construir parcerias e simplificar os processos de comunicação. Onde a consolidação consiste no aprofundamento e no estreitamento das relações de parceria e canais de comunicação com a base de fornecedores e clientes após a reestruturação;

Com relação à base de fornecedores, o processo de reestruturação praticamente se resume à redução do número de fornecedores com os quais se pretende manter um canal direto e ágil de comunicação. A etapa da consolidação sucede a reestruturação e é o estagio quando a parceria é colocada em funcionamento. É nessa etapa onde será feito um investimento em TIC e implementar várias iniciativas e práticas de SCM que visão a redução de custos e maior agregação de valor ao produto. A reestruturação também se aplica aos consumidores, selecionando aqueles que desejam desenvolver alianças. Algumas companhias, entre ela a Coca Cola, pedem aos pequenos clientes para comprar através de distribuidores, para reduzir o número de consumidores diretos e os custos. Ao mesmo tempo o nível de serviço para estes melhora, visto que distribuidores permitem compras em menor volume. o, os fornecedores da Coca-Cola devem ter políticas e procedimentos de forma a assegurar que os produtos fornecidos para a Coca-Cola atendam às especificações.

No que tange à formação de parcerias entre as organizações, Cooper & Gardner (1993) indicam cinco pontos importantes no estabelecimento e na consolidação do relacionamento. São eles:

Assimetria: reflete a habilidade de uma organização em exercer poder, influência ou controle sobre outra.

Reciprocidade: é baseada na mutualidade benéfica em atingir objetivos comuns. Contrária à assimetria, a reciprocidade estabelece relação positiva entre as partes, pois implica cooperação, colaboração e coordenação entre as partes.

Eficiência: aparece quando há necessidade interna de a empresa melhorar a relação custo/benefício de algum processo. Sendo assim, ela transferirá para outra organização um processo ineficiente.

Estabilidade: reflete a tentativa de adaptar ou reduzir as incertezas de algum negócio, ou seja, as empresas que utilizam essa razão buscam parcerias que lhes garantam um futuro mais confiável.

Legitimidade: a legitimidade reflete como os resultados e as atividades de uma empresa são justificados.

Para Agregar compartilhamento de informações e integração de infraestrutura entre clientes e fornecedores, se inserem diversas iniciativas de integração que passam por sistemas e práticas gerenciais (EDI, Reposição Automática, ECR, Lean Manufactoring, SCOR), que agilizam as operações e diminuem a necessidade de estoques ao longo da cadeia, fazendo com que a visibilidade das necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com