TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: REESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS.................................................................4

2.2 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA......................................................................5

2.3 LINHAS DE CRÉDITO........................................................................................8

3. CONCLUSÃO.......................................................................................................10

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresento a estrutura de uma empresa que produz copos, pratos, talheres entre outros produtos descartáveis, que tem como proprietário o senhor Eustáquio, que administra a empresa concentrando todas as funções organizacionais.

Proponho para a empresa uma nova Reestruturação Organizacional, identificando problemas e propondo melhorias ao longo do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

A empresa do Senhor Eustáquio, está desorganizada, será preciso fazer uma nova reestruturação, criar departamentos, dividir tarefas, responsabilidades, a fim de atingir os objetivos finais com eficácia.

“A administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e isso é possível por meio de planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”. (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005)

Planejamento: O planejamento consiste em determinar antes, onde queremos chegar, nossas metas, os objetivos a serem atingidos, definir quais estratégias e ações a serem feitas, tanto para os administradores quanto aos trabalhadores, mais chances de prever para não dar errado, assim sem desperdício de tempo e dinheiro, atingir o objetivo final.

Organização: Analisar, identificar as atividades, definir quem tem autoridade sobre quem. Dividir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os colaboradores da empresa. A função da organização é criar uma estrutura organizacional, para

o alcance dos resultados.

“Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma”. (STONER; FREEMAN, 1994, p. 6) para MONTANA E CHARNOV (2006, p. 7)

Direção: Meio pelo qual o administrador conduz e coordena o trabalho dos funcionários. O responsável pela equipe não deve só delegar, mandar, mas sim liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas. Resolver conflitos entre os subordinados, deixar o ambiente de trabalho mais “harmonioso”, ter uma boa comunicação pela satisfação de todos.

Controle: O controle é a função da administração que motiva as atividades para ver se elas estão sendo realizadas de maneira correta, como planejado, a fim de assegurar que os objetivos estejam sendo alcançados. Avaliação do desempenho e para correção se houver algum desvio.

2.2 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa do Senhor Eustáquio precisa ser organizada, dividir funções, criando departamentos. Descentralizando o poder, as decisões serão tomadas em vários níveis hierárquicos, proporcionando uma melhor comunicação, já que está mais próximo da situação ocorrida. Criando departamentos, o trabalho realizado será mais específico em cada área, tendo assim um resultado mais eficaz.

Área de Recursos Humanos: Uma área de grande importância para a empresa, administra comportamentos individuais em busca do objetivo de todos. Cuida do recrutamento, seleção, contratação, treinamento dos funcionários.

Vê-se necessário o aumento salarial para os funcionários, já que a perca de funcionários é grande justamente por ele ser abaixo do estabelecido pelo sindicato da categoria, que agora será igualado.

Melhoria nas condições e local de trabalho, a empresa também fechará um convênio para poder beneficiar funcionários com plano de saúde. Treinamento e acompanhamento para reforçar as competências individuais em busca dos objetivos. E também é responsável pelas seguintes funções como: controle de ponto eletrônico, férias, benefícios, folhas de pagamento e também com o pagamento de prêmios de incentivo, para quem atingir metas pré-estabelecidas. Acompanhamento e avaliação de desempenho de funcionários, plano de cargos e salários.

Área de Finanças e Contabilidade: É a área responsável de todos os aspectos que envolvem recursos financeiros, uma área indispensável, independentemente do tamanho da organização. Ela controla e “cuida” do combustível da empresa. Tem como objetivo principal captar e utilizar os recursos financeiros da melhor maneira, analisando e controlando, para ver qual melhor investimento, onde investir, de forma que a organização consiga chegar ao seu resultado eficaz. Para a empresa do Senhor Eustáquio faz-se necessário a compra de mais uma máquina extrusora, um investimento que visa o aumento da produção, já que a demanda da produção está aumentando.

Área de Marketing: A área de marketing tem como foco principal captar e manter clientes. Tem também como funções pesquisa, desenvolvimento de produtos, propagandas, preços, distribuição, vendas entre outras. Para um melhor entendimento do que os consumidores buscam será desenvolvidas pesquisas focalizando mercado alvo e potencial.

Desenvolvimentos de novas embalagens e produtos com cores mais variadas, modelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com