TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referenciamento Topográfio

Dissertações: Referenciamento Topográfio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O referênciamento de detalhe topográfico pelo método direto na turma 0527 do curso de Engenharia Civil – CEULP/ULBRA, foi feito no dia 15/09/2012 no período da manhã, com o auxílio do professor Joaquim. A aula de campo nos proporcionou o conhecimento de medições com o diastímetro, onde é necessário no campo a montagem de uma rede de linhas, distribuídas em triângulos, formando 90º. Com isso obtemos: Conhecimento geral do terreno, relevo, limites, área, localização, amarração e posicionamento, contudo, chegamos a informações sobre o terreno, destinada a estudos preliminares de projetos.

OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo a aprendizagem e o conhecendo de como se obter um referênciamento topográfico pelo método direto, realizando os cálculos necessários dos pontos intermediários indicados.

CACTERÍSTICAS DO AMBIENTE

O ambiente onde foi feito o referênciamento de detalhe topográfico pelo método direto, fica situado na área de campo do CEULP/ULBRA, nas proximidades do complexo laboratorial, do estacionamento e de uma pequena construção para colocar lixo da instituição de ensino.

MATERIAIS E MÉTODOS

Com os equipamentos já em campo, pois já haviam sido utilizados no levantamento anterior, foi feito os procedimentos necessários pelos alunos com o auxílio do professor Joaquim. Utilizou-se os piquetes para marcar os pontos e próximo a eles foi cravado as estacas. Foram divididos os pontos em uma linha próximo a pequena construção, sendo eles: A, B e C; A’, B’ e C’, além dos pontos 1 e 2. Com a trena perpendicular a baliza foi determinada a distâncias dos pontos:

A-1 = 9,64

1-2 = 7,50

2-B = 11,63

A-B = 28,77

a-1 = 5,42

a-a’ = 8,01

b-2 = 2,51

b-b’ = 5,03

c-2 = 4,92

c-c’ = 9,05

Depois de determinadas as distâncias entre todos os pontos estacionamos a bússola no ponto A em direção ao ponto 1 e foi determinado o Rumo Magnético que foi de 5º SE e o Azimute à direita Magnético foi de 175º. A declinação magnética de Palmas – To em 15/09/2012: 0º20’48,6’’.

CÁLCULOS

Segue os cálculos que foram utilizados para obtenção dos dados. Os resultados encontram-se na planilha em anexo.

Para se encontrar o Rumo Magnético e Verdadeiro utilizamos as seguintes fórmulas:

RUMO MAGNÉTICO:

Da estada A-1 a a-1:

(Leitura da bússola)

Da estada a-a’ a C-c’:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com