TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reformas Pombalinas

Monografias: Reformas Pombalinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

A Reforma Pombalina que foi em 1750 – 1777. O marques de Pombal foi ministro do rei D. José, que sucedeu ao rei D. João V em 1750.Seu governo foi marcado por problemas econômicos, por causa da diminuição da arrecadação das riquezas da colônia e o aumento da divida Portuguesa com a Inglaterra.

O marquês de Pombal queria implementar o regime Despotismo Esclarecido em Portugal.O projeto de reforma de Pombal era bastante contraditório , porque defendia a monarquia mas desejava que Portugal acompanha se o desenvolvimento e mudanças que ocorriam na Europa.Na tentativa de estabelecer esse regime Despotismo Esclarecido.

As reformas pombalinas são divididas em dois conjuntos distintos referindo se a Colônia e a Metrópole. Essa reforma agia de forma a aumentar o controle metropolitano objetivando a aumento do poder colonial ou pacto colonial.

Assim , O marques de Pombal reduziu em Portugal o poder da Companhia de Jesus, porque queria que a educação fosse voltada para o desenvolvimento do Estado, incentivando o ensino da economia e ciência política. Mas para isso , era necessário afastar os Jesuítas.

O marques de pombal concedeu aos novos cristãos , proteção , já que a grande parcela deles eram comerciantes , mas sua intenção era acumular capital para Portugal , que passava por dificuldades financeiras, igualando a nobrezas com os mercadores portugueses.

Isso refletiu na educação , pois ele estabeleceu o ensino laico.que incentivava o ensino superior em Coimbra. A educação passou a ser controlada pelo Estado , mudando o currículo educacional, e substituindo os Jesuítas por diretores apontados pelo marques de Pombal.

Ocorreu na America Portuguesa a centralização do poder colonial, com a extinção das Companhias Hereditárias e a unificação dos Estados no Brasil. Transferiu a capital da Bahia para o Rio de Janeiro e estipulou que o ouro só poderia sair do país por esse Estado.

Ele também promoveu a expulsão dos jesuítas e a proibição da escravidão indígena , que obrigou a língua portuguesa como oficial , banindo a língua indigena o Tupi guarani .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com