TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamentos Interpessoais

Pesquisas Acadêmicas: Relacionamentos Interpessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

1. Questões e Estratégias de Pesquisa

Baseado no texto apresentado, o grupo definiu como problema a escolha do perfil ideal do gerente. As questões de pesquisa definidas para trabalhar conceito de líder, conceito de gerente, o relacionamento interpessoal, gestão de pessoas e o perfil ideal de um líder. Como estratégia de pesquisa a equipe deliberou que todos os membros deveriam buscar definições e conceitos sobre os citados acima a fim de encontrar o perfil ideal do líder que será contratado na nossa empresa.

2. Conceitos Relevantes

2.1Conceito de líder

A liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. A liderança é definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana. (CHIAVENATO,1999)

Segundo Maximiano (2009) a liderança é um dos papéis dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação, em uma situação de mútua dependência entre líder e liderados. O líder precisa dos liderados para realizar metas e vice-versa. Só há liderança quando há liderados, que seguem o líder, ou aceitam sua influência, por algum motivo. O motivo dos liderados é a identidade de interesses entre suas necessidades, valores e aspirações e as proposições do líder você deve entender as motivações das pessoas que pretende liderar.

O que é liderança?

• Uma pessoa (ou grupo) tem liderança quando consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas.

• Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações.

• A liderança ocorre quando há líderes que induzem seguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e as motivações, desejos e necessidades, aspirações e expectativas, tanto dos líderes quanto dos seguidores. A generalidade da liderança está na forma como os líderes enxergam e trabalham os valores e motivações tanto seus quanto de seus seguidores.

• Liderança é o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização de seus próprios objetivos.

Em todas essas definições, assim como em outras semelhantes, a liderança é definida como uma relação de influência. Nessa relação, a figura do líder é nominal, como se a liderança fosse uma virtude ou competência que dá a algumas pessoas a capacidade de influenciar outras. No entanto, a liderança é mais que somente uma competência que, supostamente, algumas pessoas têm e outras não. Uma definição mais complexa de liderança, que considera não apenas a competência do líder, mas também os liderados, a tarefa e a conjuntura. (MAXIMIANO, 2009)

2.2 Conceito de gerente

Gerentes são os agentes ou protagonistas do processor administrativo. São os funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações. São também chamados chefes ou dirigentes.

Papel do gerente segundo Fayol: O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam em uma sequência lógica.

Deveres do gerente:

• Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução.

• Cuidar para que a organização Humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.

• Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única.

• Harmonizar atividades e coordenar esforços

• Formular as decisões de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com