TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da perseverança em vários níveis de relacionamentos interpessoais

Pesquisas Acadêmicas: Importância da perseverança em vários níveis de relacionamentos interpessoais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 10

Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos níveis de relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser assertivo.

Ser assertivo, diferente de ser agressivo, é comunicar-se de maneira franca e aberta, feita de maneira adequada, sem provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas.

A falta de assertividade é comum por ser causadora de muitos conflitos e mal entendidos, além de outros prejuízos decorrentes dessas dificuldades de comunicação. Analise, por exemplo:

- Quantas vezes você disse “sim” com a vontade de dizer “não”.

- Quantas vezes, você fez o trabalho que em princípio deveria ser realizado por outra pessoa?

- Quantas vezes, em uma discussão ou em um debate você não teve a coragem de posicionar-se do jeito que gostaria?

- Quantas vezes você se sentiu desconfortável para pedir ajuda a alguém? Fazer uma crítica? Expressar uma opinião diferente do seu interlocutor? Dizer a alguém que ficou ofendido com um comentário ou uma brincadeira?

Estas são situações comuns, que fazem parte do nosso dia a dia, mas que mostram de quantas maneiras diferentes deixamos de ser assertivos para defendermos os nossos próprios espaços vitais.

Comportamento não assertivo:

- passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflitante, na qual a pessoa se torna especializada em “engolir sapos”, pois age de forma tal a evitar confrontos, preocupa-se em demasia com a opinião de terceiros, adotando com frequência uma postura defensiva.

- agressividade: é uma forma de se comportar que agride o direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações mais parecem ordens. É o “Chefe”/ “ Gestor” ao invés de “Líder”.

- manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer os seus próprios direitos. É irônico, age com falsidade e bajulações. Usa, de forma sutil as “vinganças” e, de maneira pseudoelegante faz os seus ajustes de contas, pouco se importando com as outras pessoas.

A pessoa de comportamento assertivo:

- olha nos olhos quando fala

- é comedida

- é segura

- tem expressão corporal condizente com as suas palavras

- fala com elegância e naturalidade

- controla suas emoções

- expressa calma, e objetiva

- não perde uma venda por excesso ou falta de argumentos. E, por isso, defende os seus direitos, entre os quais destacamos:

- de ser respeitada e tratada de igual para igual

- de expressar os seus pensamentos, opiniões e sentimentos

- de dizer não, sem sentir-se culpada

- de dizer sim, quando lhe convier

- de dizer “não entendi” e pedir esclarecimentos

- de concordar, de discordar, de aceitar ou não aceitar as ideias, opiniões ou críticas de outras pessoas.

O convite à reflexão é:

Quais são as vantagens que você identifica cultivando um comportamento assertivo?

O que você conquistará, com maior facilidade na vida profissional? E na vida pessoal?

Para alguns, a grande mola propulsora da ação é o desejo do sucesso, para outros o prestígio e para outros o reconhecimento. Não importa qual seja sua motivação, mas sim que a assertividade, sem dúvida o ajudará a alcançar o que você deseja.

Alguns benefícios ao sermos mais assertivos:

- Redução de conflitos interpessoais

- Liderança clara, direta e eficaz

- Negociações bem conduzidas

- Melhor planejamento no trabalho

- Melhora no clima organizacional

- Clientes satisfeitos com o atendimento

- Pessoas mais seguras, satisfeitas e menos estressadas.

Comunicação Assertiva

“Não é apenas aquilo que dizemos, mas também como nos apresentamos ao dizê-lo, que torna as outras pessoas interessadas na nossa mensagem.”

Tudo o que fazemos na vida, fazemos em função dos nossos relacionamentos: com

o universo, com o ambiente físico e social e conosco mesmo. E a base de todo relacionamento está na comunicação.

Comunicar significa tornar algo comum. Quando uma pessoa transmite uma informação à outra, essa informação passa a ser comum a ambas. Uma comunicação assertiva significa emitir uma mensagem seguindo um objetivo, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes. A assertividade é uma atitude equilibrada que se opões à passividade.

Numa situação de passividade, a pessoa tem medo de se colocar; não persegue seus objetivos e, quando o faz, é de uma forma insegura, o que leva ao fracasso, à frustração, concorrendo para a baixa autoestima.

A assertividade também se opõe à agressividade, na qual a pessoa se expressa com uma carga emocional muito grande, igualmente não levando ao atingimento dos objetivos. O que se obtém com a assertividade é, principalmente, o equilíbrio das emoções negativas, sem impedir sua expressão. Um empreendedor que não consiga expressar seus interesses de forma equilibrada tem poucas probabilidades de sucesso. Comunicar-se é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro. A comunicação fundamenta-se em capacidade dualística de doação e recepção.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Drumont (1993) considera que a boa comunicação envolve o aperfeiçoamento de cinco elementos críticos: a auto-imagem, o saber ouvir, a clareza de expressão, o saber lidar com as emoções e a auto abertura, que entendemos corresponder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com