TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rela´torio

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

ATPs da Hellen

Relatório

A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções no ambiente intra e extra-hospitalar. No entanto, a falta de adesão dos profissionais de saúde a esta prática, tem aumentado de maneira crescente o índice de infecções cruzadas. A utilização simples de água e sabão pode reduzir a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças.

A aplicação de produtos antissépticos, em especial de agentes com base alcoólica, pode reduzir ainda mais os riscos de transmissão, ela intensificação da redução microbiana ou por favorecer um aumento na frequência de higienização das mãos.

 Dentro da aplicação dos antissépticos os mais utilizados no meio hospitalar são: álcool etílico é usado como antisséptico e desinfetante. A concentração ideal é de 70%, estudos demonstram equivalência e até superioridade da higienização com álcool comparada à lavagem de mãos com sabão comum ou com alguns tipos de antissépticos degermantes. A antissepsia das mãos realizada por simples fricção com álcool diminui as contagens microbianas e a transmissão de microrganismos, com consequente queda nas taxas de infecções hospitalares;

 Clorexidina é usado como antisséptico na lavagem das mãos e na antissepsia bucal. Comparação entre clorexidina e triclosana demonstrou melhores reduções microbianas com a primeira 303, 304. Entretanto, quando avaliada a atividade antimicrobiana de acordo com diferentes microrganismos, foi verificada maior ação de clorexidina contra Gram-negativos. Comparações entre clorexidina e polivinil-pirrolidona-iodo (PVPI) geralmente demonstram superioridade do primeiro antisséptico;

 Glutaral é desinfetante para artigos metálicos, plásticos e de borracha, lentes, hemodialisadores e endoscópios. Tem baixa corrosividade, mas necessita enxágue exaustivo. Desinfecção se faz por imersão durante 20 minutos e esterilização, por imersão durante 8 horas. Apresenta toxicidades cutâneas e inalatória; hipoclorito de sódio é desinfetante usado em superfícies, artigos não metálicos e tratamento de água. A desinfecção se faz por imersão em 30 minutos. Suas vantagens são baixo custo e ação rápida. Apresenta ação corrosiva sobre metais e inatividade em presença de matéria orgânica. Como antisséptico, é usado no tratamento de canais radiculares dos dentes.

Por outro lado, a frequência aumentada na higienização e o tipo de substância utilizada podem levar a danos na pele e aumentar a liberação de microrganismos no ambiente. O uso de novos produtos e a racionalização das indicações de higienização das mãos podem contornar este problema e facilitar a adesão de profissionais a esta prática, com consequente redução das infecções. O grande desafio, nos dias atuais, é a adequação das técnicas já desenvolvidas, aplicando os produtos disponíveis, a real necessidade de cada instituição, de acordo com o grau de complexidade das ações assistenciais ali desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com