TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rela´torio de observação e projeto

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

        PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PEOP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

GLACINEY FERREIRA DOS SANTOS

RA: 1505129

POLO

TABATINGA – AM

2015

Localização: A comunidade onde eu moro de Estirão do Equador, é um distrito do município de Atalaia do Norte do Estado do Amazonas, é conhecida também como 4º PEF (Pelotão Especial de Fronteira) por estar situada numa região de fronteira, possui um destacamento do exército com aproximadamente 50 militares. A comunidade de estirão do Equador possui aproximadamente 500 habitantes. Num raio de 500 m da minha residência pode ser observado que existem vários ambientes educativos.

Ambientes educativos escolares encontrados:

  1. Escola Estadual Tenente Rufino: Hoje a escola se encontra em condições precárias sem condições de uso, a escola atualmente funciona no mesmo prédio da escola da prefeitura.
  2. Escola Municipal Tenente Coronel Jorge Fernando Marques de Almeida: A escola possui seis salas de aulas toda de alvenaria, e duas salas de madeira que são anexos e ficam em frente à escola, possui uma secretária, uma cozinha, um pequeno refeitório, uma dispensa e dois banheiros um masculino e o outro feminino. Pelo turno matutino a escola atende alunos da rede municipal do 1º ano do I ciclo ao 5º ano do II ciclo, pelo turno vespertino a escola atende alunos da rede estadual do 6º ano ao 9º ano, pelo período noturno também pela rede estadual atende alunos do ensino médio onde as aulas são ministradas pelo tecnológico, e pela rede municipal alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com um total de 146 alunos.

       

Ambientes educativos não escolares encontrados:

  1. Igreja Assembleia de Deus: É a única igreja que temos em nossa comunidade, possui uma boa estrutura toda de alvenaria, com cultos durante a semana, é um ambiente necessário para o desenvolvimento do ser humano enquanto pessoa, para ter respeito com o próximo, uma diretriz para formar o alicerce da vida, com base no temor à Deus. Possui um espaço ao lado um departamento de crianças, onde o pastor sede para os irmãos para fazerem aniversários, confraternizações como natal, ano novo e eventos da igreja, entre outros. Atualmente 80% da comunidade são evangélicos inclusive eu faço parte dessa família.
  2.  Grêmio Recreativo: É um espaço físico de lazer destinado aos militares, mas também para comunidade para eventos, como aniversários e casamentos, possui uma mesa de sinuca, mesa de pingue-pongue, uma SKY, uma área para churrasco, possui um salão para festas e uma área para jogos como, pôquer, bingo, dominó e baralho.

  1. Quadra de Esporte Estirão do Equador: é oferecida à população em geral, é só ter um grupo de pessoas interessadas em fazer algum tipo de atividade física que necessita de campo esportivo como vôlei, basquete, futebol de salão. Como a comunidade não possui um lugar específico para grandes eventos comemorativos como festas juninas, carnaval, entre outros, inclusive a escola fazem eventos na quadra de esportes.

   

         

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com