TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Final

Artigos Científicos: Relatorio Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

HELOISA APARECIDA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – GESTÃO ESCOLAR

RELATÓRIO FINAL

Taguatinga – Distrito Federal

Maio - 2013

HELOISA APARECIDA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – GESTÃO ESCOLAR

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão Escolar – 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Simone Aparecida dos Santos Garcia

Tutor de sala: Juliele Pereira de Lima

Taguatinga – Distrito Federal

Maio - 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 05

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO 05

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 05

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 06

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 06

3.2 A ROTINA................. 15

3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 16

CONCLUSÃO....................................................................................................18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio tem como objetivo relatar as atividades realizadas na Escola Classe 06 de Taguatinga, observando a metodologia e o espaço físico utilizado na escola. Objetiva ainda analisar como é a interação do grupo com o cotidiano escolar.

A escola esta localizada em Taguatinga Norte DF, mas atende também alunos de cidades satélites próximas como: Ceilândia, Samambaia e Recanto das Emas e do entorno a cidade de Águas Lindas.

Os alunos cumprem uma rotina escolar onde tem aula de informática, freqüentam a sala de leitura, recreação e também há o horário no refeitório para o lanche de acordo com faixa etária, esse lanche é oferecido com o recurso do PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Este Estágio de gestão do curso de Pedagogia, foi de grande importância pois, tive o privilégio de acompanhar de perto como funciona uma escola pública do Distrito Federal, não ficando somente na parte teórica mas também na prática percebendo as necessidades e os problemas da instituição escolar.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Classe 06 de Taguatinga, uma escola pública do Distrito Federal onde atende alunos de 6 anos a 11 anos de idade ou seja do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

A carga horária é de 100 horas ( cem horas) de acompanhamento pedagógico – somando-se 52 horas totais em atividades voltadas ao trabalho do pedagogo e 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

O número de alunos matriculados é de 417, as turmas são formadas com 14 a 35 alunos por sala, sendo algumas turmas inclusivas. O corpo docente é composto por 38 professores, sendo alguns com readaptação funcional e trabalham como apoio a direção. A equipe administrativa é composta por: Diretora, secretaria e Supervisora.

Na escola há também o Serviço de Orientação Educacional, e a Sala de Apoio a Aprendizagem que atende aos alunos com déficit de aprendizagem, onde os mesmos são atendidos em horário contrário ou dependendo do caso no mesmo horário de aula.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A experiência do estágio para a formação profissional é de suma importância, para a aquisição integral do professor como agente de transformação da sociedade, considerando que o campo de trabalho requer múltiplas habilidades, para que profissional possa atuar em um mundo globalizado e multicultural.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com