TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Final De Didatica

Trabalho Escolar: Relatorio Final De Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório Final de Didática

1- Temática: Indisciplina na Escola

2- Projeto: Educação Ambiental - Uma proposta além do Verde

3- Vivências no Espaço Escolar

4- Atividade Proposta

5- Entrevista com Pedro Demo

Indisciplina na Escola

A disciplina é uma competência escolar, moralizante que são transformadas em valores; é um conjunto de regras estabelecido também em sala de aula. Construido da melhor forma possivel de acordo com as nessecidades.

As crianças tem comportamentos variados e devem ser colocados limites e regras e para serem seguidos depende muito do professor,pois em sala de aula além das brigas é bastante comum ouvirmos reclamações das crianças ou todos falando ao mesmo tempo.Temos também as crianças que se mexem demais, que não param um só instante.

Um comportamento indisciplinado é qualquer ou omissão que contraria alguns princípios do regulamento interno ou regras básicas estabelecidas pela escola, pelo professor ou pela comunidade.

A indisciplina é uma resposta à autoridade do professor, portanto para prevenir comportamentos indesejáveis o professor deve definir as regras em sala de aula

Os momentos de conversa com o grupo, tais como as conversas de roda, são oportunidades que merecem ser proveitadas para a definição de regras essências, tais como: Respeitar a vez do outro falar,como usar o banheiro, etc. É interessante que essas regras sejam registradas e que fiquem disponibilizadas para todos. A criança participa da contrução das regras, ao mesmo tempo em que desenvolve sua autonomia.

Normas de convivência, hábitos de higiene e organização acompanham sempre adultos e crianças durante a realização de qualquer atividade. O professor precisa ter consciência, que estas questões precisarão ser discutidas muitas vezes com as crianças. Trata-se de um processo de interiorização, no qual a criança aprende com o tempo e com a repetição. É preciso ter paciência, constância e firmeza.

O exemplo dos pais e dos professores é fundamental. A parti deste, as crianças se baseiam para construir as suas próprias relações sociais. Por isso a disciplina deve ser posta sempre pelo exemplo, faz com que a criança crie sua autonomia. Administrando suas tarefas, se necessário pede ajuda em seu aprendizado que é complexo e longo.

Sabemos que uma boa educação começa em casa, quando os pais ditam regras e limites que devem ser seguidos de uma forma caltelosa e hamoniosa. Pais que não ensinam os filhos os sentimentos de gratidão, pedir permissão, de pedir favor, não aprendem a necessária cordialidade que magicamente movimenta as pessoas: com licença, por favor e obrigado. Pais que não cobram dos filhos suas obrigações caseiras não veem motivo para ter que estudar mesmo que seja por obrigação.

Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar estar ligada a indisciplina que gera muita polêmica. As causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão.

Nesse sentido o primeiro passo a ser traçado é a realização de uma análise no “embrião” do problema, ou seja, na origem da questão, é a parti daí que se conhece os motivos que levam os individuos a comportamentos de forma indisciplinada.

A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como: problemas sociais, precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos desenvolvidos na escola com a relação professor – aluno.

Portanto, podemos definir cinco ações que podem ser usados nas escolas, tanto públicas como particular:

1. Estimular o respeito mútuo;

2. Estabelecer confiança;

3. Promover cooperação;

4. Reconhecer sentimentos;

5. Vencer o tédio;

Projeto: Educação Ambiental, uma proposta além do verde

Subtema: Quem ama cuida com alegria

- Público-alvo: 2º ano – 1ª série

- Justificativa: O projeto é importante na escola para que as crianças desenvolvam a valorização do meio ambiente em que vive.

- Objetivo Geral: Mostrar para a criança a necessidade que temos do uso e conservação da natureza.

- Objetivos Específicos:

• Estabelecer relações entre o modo de vida familiar e escolar;

• Valorizar a natureza;

• Propor a contrução dos direitos e deveres do educando;

• Potencializar o comportamento a cognição e a afetividade das crianças;

• Estimular na criança momentos de troca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com