TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Gestão Escolar

Artigos Científicos: Relatorio Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 6

1-

A gestão escolar é caracterizada pela importância de descentralização e participação, consciente e esclarecida, das pessoas nas decisões sobre questões substantivas inerentes ao campo de trabalho. Segundo LUCK (1998), a gestão esta associada ao fortalecimento do processo pedagógico, entendida como participação de todos nas decisões e na efetivação.

Começamos o nosso dia de observação, que tem uma infraestrutura ampla com uma área bastante arejada, com objetivo de conhecermos a gestão e a coordenação da mesma. Iniciamos dialogando com a diretora e a vice que relataram que nesta instituição estuda muitos alunos com necessidades especiais. Frente a isso me leva a pensar sobre o compromisso dos profissionais da educação estar se preparando, pois sei que a prática pedagógica deve ser marcada por atitudes ou sentimentos: O entusiasmo de aprender e a disposição para o dialogo. Cabe a nós professores ajudar os alunos a enfrentarem as dificuldades e vencer uma por uma buscando conviver e apreender . E quando uma instituição busca a comunicação entre professores e coordenadores terminar gerando um desenvolvimento para a comunidade em geral, pois o mesmo é mediador da aprendizagem e da construção do sujeito e tem compromisso tanto com a instituição e com o aluno. Tive o prazer de conversar mais a vontade com a coordenadora pedagógica, pude notar sua simplicidade e sua forma de gerir pessoas, tendo com instrumento maior o diálogo. A sala de aula é um ambiente onde se constrói o conhecimento não um conhecimento único, estático, mas um conhecimento aberto possível de novas descobertas, pois a cada situação de aprendizagem o sujeito como educador e aluno vão construído e adquirindo novos hábitos, atitudes e saberes. Para o nosso deleite a coordenadora concordou com o nosso projeto “COMUNICAÇÂO INTERNA” que neste momento estava sendo sua preocupação, Por intermédio disso foi analisado e concluído dessa forma.

A cultura organizacional retrata a organização da instrução como se apresenta, isto é, o modo como as ações são desenvolvidas no âmbito de sua organização. A forma de organização, as normas, as diretrizes, os paradigmas, as intenções e os procedimentos operacionais constituem referência sobre o modo como os profissionais pensam e dão sentido aos contextos onde atuam. Ainda que sob a influência de fatores econômicos, sociais e culturais do meio exterior, a cultura organizacional deve ser vista como uma construção interna, isto é, resultado do jogo de relações que nela se processam (TEIXEIRA, 2000).

Começamos criando a agenda do Diretor colocada no mural da escola com vários horários dando transparência a sua gestão. No inicio estranharam um pouco pois faltava a cultura de comunicação interna, mas logo varias equipe já trocavam informações valorizando o diálogo e fortalecendo o espirito em grupo. Um dia de produção onde pudemos nos concentrar para apreender sobre coordenação de evento pedagógico, utilizamos nossos conhecimentos aprendido. Durantes todos os semestres e a nossa criatividade, visando sempre o ensino-aprendizado do aluno. Foi um momento onde percebi que o conceito vive intercalado com a prática, fazendo em mim flora o que quero que meus alunos aprendam e que valores eles devem buscar a cada dia e principalmente que os mesmos possam questionar-se é importante para esta sociedade. Particularmente parei este dia para pensar e analisar porque a educação está a cada dia perdendo o seu valor?

Segue um tempo para transmitirmos alguns avisos e na sequencia inicia-se um debate sobre questões importante e presente no dia-a-dia escolar, tais como: baixo rendimento escolar, indisciplina, evasão, inclusão, dificuldade de aprendizagem, violência e bullying... Além de discutir buscar soluções para os problemas que os profissionais da educação enfrentam diariamente.

O último dia de estágio foi um sábado a qual tive o prazer de juntamente com o corpo pedagógico desta instituição, promover com a comunidade local um dia de COMUNICAÇÂO , visando um momento onde os alunos pudessem expressar o seu conhecimento e ter palestras sobre assunto do seu cotidiano, além de um espaço de saúde. Neste dia eu particularmente acreditei que os pais levariam seus filhos para a escola, mas foi ao contrario, só foram alunos que iriam apresentar e alguns pais.

Sei que a educação é dever do Estado, é também dever de todos, pais, alunos, comunidade. Com essa mobilização da população em defesa do ensino público, é possível pressionar ainda mais o Estado para que cumpra o seu dever de garantir a educação pública, gratuita e de bom nível para toda a população. Uma população acostumada a receber um bom serviço se mobilizará para continuar a tê-lo. (GADOTTI, 1995;7-8) Portanto o que pude notar que, por ter uma área reservada sobre saúde os pais começaram a buscar os seus parentes em casa para ter acesso a este atendimento e simplesmente deixando de assistir seus filhos apresentar sobre um determinado tema ou sobre palestra de foco educativo, não desqualificando a saúde deixando bem claro isso. Por isso a educação esta tão defasada. Precisamos reverter esta situação de forma que possamos intercalar todas as áreas dos conhecimentos, usufruindo destes conhecimentos vastos e aprimorando o seu acervo sócio cultural. Tornar as aprendizagens mais significativas, rompendo com a dicotomia entre o mundo escolar e o mundo cotidiano, tornou-se um imperativo numa sociedade permeada por um imenso oceano de informações. A mudança social possibilita pelas novas tecnologias modifica o cotidiano vivido, sentido e percebido. A velha tarefa da escola/universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com