TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio gestão escolar

Por:   •  21/9/2016  •  Monografia  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 12

   [pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

Tutora Presencial: Elisete de Mattos Monteiro

Tutora a Distância: Daniela Maringonda Amaral dos Santos

NATALIA ROCHA MOREIRA VINHOLES

RA – 158038

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Agudos – SP

2016

[pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

NATALIA ROCHA MOREIRA VINHOLES

      Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão e Espaços não Escolares.

Agudos– SP

Junho de 2016

[pic 3]

Sumário

Introdução        

Ficha de Indentificação do Aluno Estagiário        5

Objetivo Geral, Específico e Atividades        6

Relatório de Estágio de Gestão        7/8/9/10

Entrevista com a Gestora da Escola        11

Considerações Finais        12

Referências Bibliográficas        3

INTRODUÇÃO

A Gestão Escolar é muito importante na mudança de uma escola que atende o presente relatório de Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica, suas atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. Em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas cientistas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar e desenvolver metodologias para sanar os mais diversos problemas que este ambiente venha adquirir por se tornar o mais complexo dos ambientes, por acolher as mais diversas realidades da sociedade que está inserida.

Com esse foco adentrei a Escola Municipal de Educação Fundamental “Professor Fausto de Marco”, observando sempre o que e como o trio gestor, respondia aos trabalhos pedagógicos e metas, tendo que administrar e gerir pessoas e recursos pedagógicos com foco no cliente principal que é o estudante.

A necessidade de um processo de liderança está presente em todas as partes da sociedade. A liderança decorre de uma visão de futuro, autocontrole, coragem e valores, sendo sua função essencial a junção das forças e idéias para a realização de um bem comum, através da motivação gerada na equipe em que sua influência será exercida. Sendo assim, a teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado, a proposta pela Teoria Clássica, baseada na concepção atomística do homem. (Chiavenato, 2003, pg106).

Essa habilidade é que darão o gestor (líder) as competências primordiais para balancear as diversas divergências encontradas por ele no âmbito escolar. Não esquecendo que manter o clima organizado é de competência da gestão escolar.

Permeando também sobre o comportamento, as atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico que é um líder também dentro da escola, apesar desse profissional ter foco pedagógico, se diferencia das atividades do gestor, no entanto se enlaçam na dinâmica administrativa da Empresa, Organização e Escola.

Sendo assim, ao final deste relatório será possível constatar alguns pontos frágeis e os vários acertos que foram observados nesse curto espaço de tempo, para o estágio de gestão e coordenação pedagógica.

FICHA DE INDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Nome do Estagiário: Natalia Rocha Moreira Vinholes    

R.A: 158038

Pólo: Agudos                    

Curso: Pedagogia

Semestre: 7º

Ano: 2016

Inicio do estagio: 31/03/2016        Termino do Estagio: 06/05/2076

Nome do Tutor: Elisete de Mattos Monteiro

Nome da Tutora a Distancia: Daniela Maringonda Amaral dos Santos

INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DO ESTÁGIO

Nome da instituição: EMEF PROFESSOR Fausto de Marco

Endereço: Rua Manoel Tibúrcio de Albuquerque s/n Bairro: Centenário Park

Agudos / SP     CEP 17120-000

Telefone: (14) 3262-1224

E-mail: emef@yahoo.com.br

Mantedora da Instituição de Ensino: Prefeitura Municipal de Agudos. (Esta instituição tem sistema de ensino SESI).

       

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do estágio supervisionado em gestão e espaços não escolares é proporcionar ao aluno uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da instituição de ensino, tanto em espaços escolares quanto não escolares.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

Promover o contato e a experiência com a realidade do campo de trabalho; Proporcionar a vivencia do processo educativo quanto aos aspectos de: gestão, supervisão, planejamento, execução, coordenação e avaliação; Promover o contato com os educadores, educandos e eventos ligados à educação; Desenvolver a capacidade de tomar decisões frente à situação concreta da prática educativa.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO DE

GESTÃO:

  • Observar a gestão da Instituição de Ensino.
  • Conhecer e observar os projetos de extensão da Escola.
  • Acompanhar os planejamentos sobre o curso, treinamentos e projetos em execução.
  • Participar de reuniões pedagógicas e conselho de classe.
  • Acompanhar a dinâmica de recepção e encaminhamento dos alunos para as atividades escolares.
  • Acompanhar a rotina administrativa da Escola.
  • Conhecer os órgãos auxiliares da instituição de ensino.
  • Realizar entrevistas com a Diretora, Assistente de direção, Supervisor, Coordenadora e mais membros da equipe técnica, sobre a Administração Educacional, como suas perspectivas e possibilidades.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO:

O Estágio Supervisionado foi realizado durante o sétimo semestre do Curso de Pedagogia da EAD – Anhanguera – pólo de Agudos – SP. Na Escola Municipal de Educação Fundamental “Professor Fausto de Marco”, situada rua: Manuel Tiburcio de Albuquerque s/n, bairro Centenário Parck, na cidade de Agudos/SP. Teve sua fundação em 30 de junho de 2000, com o objetivo de atender sua comunidade. Proporcionando a comunidade escolar condições favoráveis para o exercício da cidadania, facilitando o ensino-aprendizagem. A mesma possibilita que seu espaço contribua para a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com