TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Gestão Escolar

Por:   •  22/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.339 Palavras (22 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em

Gestão dos Processos Educacionais

                         AMANDA RIOS SODRÉ

     RIO DE JANEIRO

2020

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em

Gestão das organizações escolares.

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão

da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em

                                            Gestão das organizações escolares, sob a orientação do

Professor(a)ROSÁRIA CASTILHOS. 

 Curso: Pedagogia

RIO DE JANEIRO

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................04

CAPÍTULO I -   IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

  1. –  IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ................................................................................................05

CAPITULO II – APRESENTAÇÃO DAS CARACTERISTÍCAS DA GESTÃO ESCOLAR

2.1- CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA ...........................................09

2.2- CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA .............................................................11

2.3-CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA..........................12

CAPITULO III - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS

 E REALIZADAS .....................................................................................................................................13

CONSIDERAÇÃOES  FINAIS....................................................................................16

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................17

ANEXOS.........................................................................................................................18

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo descrever uma experiência de estágio vivenciado no Centro Educacional Espaço Integrado através de vídeos conferência, e-mails e reuniões diárias, no período de 01/04/2020 a 17/04/2020, seis horas por dia, todos os dias completando a carga horária de 66 horas, Supervisionado em Gestão da Organizações Escolares, ao qual foi feito por meio da observação e do acompanhamento remoto da rotina da coordenadora pedagógica, e de todos os gestores do colégio CEEI. O Estágio Supervisionado em Gestão das Organizações Escolares, desenvolvido no 6º período do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.

No primeiro Capítulo serão descritos a contextualização da escola e todo seu desenvolvimento, onde ela se localiza, sua história, seu funcionamento mesmo perante a pandemia. Será apresentado no contexto desenvolvido o estágio, um breve histórico da escola, onde ela está localizada, como é sua estrutura e seu funcionamento modificado por conta do Corona Vírus. A instituição atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, porém, apenas será possível a observação e análise a gestão do setor do Ensino Fundamental e Extensão do Inglês no mesmo seguimento.

No segundo Capítulo será acompanhado como o colégio se geriu perante a pandemia, como os planejamento estão sendo realizados, de que formas os professores estão sendo orientados se há engajamento dos professores perante os projetos realizados durante a pandemia , se as aulas são por aplicativos ou rede e como os professores estão participando dessas aulas remotas. Também como foi acompanhada as atividades de coordenação e gestão, com supervisão e auxílio das profissionais, Denize Zibenberg (Coordenadora), Flavia Salatiel (Coordenadora administrativa) e Roberta Rapini (Coordenadora Auxiliar).  Além desta apresentação, o relatório mostra os seguintes tópicos: Tomada de decisão, Gestão Administrativa e Avaliação dos processos de Gestão.

No terceiro Capítulo será observada a descrição da escola e da sua estrutura administrativa e pedagógica, Atribuições da equipe gestora, Planejamentos Pedagógicos da Escola, sistematização de avaliação perante a pandemia e a caracterização dos processos de formação continuada.

Nas considerações finais serão relatadas as aprendizagens e as experiências mais significativas que o estágio possibilitou, se o objetivo foi cumprido, como contribuição para formação profissional, que tipo de aprendizagem e tal experiência.  

CAPÍTULO I -   IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA EQUIPE  GESTORA

  1. – IDENTIFICAÇÃO  DA ESCOLA

O Centro Educacional Espaço Integrado (CEI) é uma instituição privada fundada em 1992 que tem por objetivo proporcionar aos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio a aquisição dos conhecimentos básicos que constituem o patrimônio histórico, científico e cultural da humanidade; o pleno desenvolvimento de suas capacidades físicas, intelectuais e relacionais; bem como a sua inserção na sociedade, através da construção de competências que lhes permitam atender às demandas contemporâneas por novas aprendizagens e atualização permanente.

Possui também a Extensão em Inglês que é um curso opcional oferecido do Pré I ao 7ºano no contra turno. Assim em 3 horas diárias de contato com a língua inglesa os alunos têm a oportunidade de aprender um novo idioma através de atividades especialmente planejadas e de acordo com os pressupostos metodológicos da escola.

Além dos quatro prédios destinados a cada um dos segmentos, o CEI possui ginásio, quadra esportiva, campos de futebol, quintais com brinquedos, piscina climatizada, biblioteca, cantina, refeitório, laboratórios de Física, Biologia e Química, de Mídias, auditório, ateliês de Arte, sala de Teatro e um Espaço Ambiental onde são desenvolvidas atividades ligadas à preservação da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (532.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com