TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Violência Escolar

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Violência Escolar

Nome: Priscilla Morais

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas. Alunos são agredidos, livros roubados, alunas assediadas, funcionários humilhados, ofensas entre professores e alunos. Todos esses são exemplos de violência cometida dentro da escola. Pode-se notar que essa violência é movida por diversas causas e conseqüências, como o preconceito, autoritarismo, desigualdade social, etc.

Existem três tipos de violência:

- Violência do poder instituído: Quando um professor abusa do seu poder dentro da sala de aula, sendo autoritário. Exemplo: Minha sobrinha de 6 anos chegou do seu primeiro dia de aula no ensino fundamental dizendo que sua professora disse que se algum aluno levasse brinquedo para sala de aula ela iria recolher e devolver no final do ano.

As regras adotadas pelo docente advento da autoridade que é adquirida devem ser aceitas pelo discente e não imposta. A relação estabelecida entre o professor e seus alunos passa a ser construída por ambos, em comum acordo, que conduz os educandos a aceitar e entender as regras como posturas a serem tomadas e com as possibilidades de mudanças. Desta forma se cria uma disciplina onde o aluno participa ativamente das atividades escolares, envolvendo-se nas tomadas de decisões e estabelecimentos de regras, questionando o professor, relacionando-se com seus colegas, discutindo e opinando sobre as questões colocadas na sala de aula.

- Violência Banal: Zombaria, como por exemplo, fazer caricaturas do professor e expor para os colegas desviando a atenção destes da aula.

- Violência anômica: Fundadora de algo novo, como por exemplo, o movimento estudantil.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com