TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Relatorio Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  2.054 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

Planejamento Financeiro como estratégia para obtenção de resultados nas pequenas empresa-estudo de caso.

As empresas são classificadas pelo seu porte e essa classificação acontece de duas formas:

• Através da receita bruta da empresa

• Ou pelo número de funcionários.

Na microempresa através de receita bruta, ela tem que ter a sua receita igual ou menor que 4333.755,14 e na empresa de pequeno porte receita igual ou maior que esse valor.

Já na classificação através do número de funcionários, à microempresa na indústria tem que ter até dez funcionários, e no comercio até nove funcionários, nas empresas de pequeno porte esse numero aumenta ela tem que ter de vinte a noventa e nove funcionários, e no comercio e serviços de dez a quarenta e nove funcionários.

Segundo alguns autores existem outras características que enquadram a empresa em pequeno porte.

Segundo Morelli (1994) para classifica a empresa em porte, deve ser adotados alguns critérios como os critérios quantitativos que cita os problemas enfrentados, como a falta de um sistema contábil.

Vários aspectos afetam e muito a gestão de pequenas empresas, Segundo Matias e Lopes (2002) eles definem alguns pontos fortes como:

• Elas têm maior flexibilidade devido ter menos burocracia,

• Tem comunicação fluente dentro da empresa devido ao numero pequeno de funcionários.

E nos seus pontos francos segundo Matias e Lopes (2002) podemos citar:

• A má administração dessa empresa, devido à falta de informação de seus respectivos gestores que normalmente são os proprietários da empresa.

• Falta de funcionários qualificados,

• Falta de investimento, e dificuldade para obter recursos.

O Planejamento tanto em empresas grandes como em empresas de pequeno porte são importantíssimos para obter ótimos resultados, principalmente o planejamento financeiro.

O planejamento financeiro segundo Pereira Apud Cruz (1998) se refere que ele deve ser controle em curto prazo, sempre tendo objetivos e ações dentro do prazo estipulado. No caso deste planejamento sem em curto prazo dá-se o nome de planejamento operacional, caso ele seja em longo prazo dá-se o nome de planejamento estratégico, o mais usado atualmente é o planejamento operacional onde devemos acompanhar a previsão dos resultados financeiros e seus dados operacional e financeiros. Após este processo a empresa já tem conhecimento de como está sua situação financeira, conseguindo assim fazer novos planejamentos, investimentos, e ajustar o que for necessário.

Para a elaboração deste planejamento devemos primeiramente administrar o capital de giro da empresa.

De acordo com hoji(2001) capital de giro define como recursos que foi investidos em ativos circulantes ,que conseguem sustentar as atividades operacionais das empresas e que vai se distribuído durante o clico operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com