TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Parcial

Trabalho Universitário: Relatorio Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão de Pessoas

Prof.ME. Dante Bonetti de Freitas

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Dourados-MS

15 de Abril de 2013

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão de Pessoas

Prof.ME. Dante Bonetti de Freitas

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Dourados-MS

15 de Abril 2013

INTRODUÇÃO

Temos como objetivo neste trabalho apresentar uma nova forma de trabalho com a área de recursos humanos, como um conjunto de politicas ferramentas, desenvolvimento pessoal, remuneração, recrutamento e seleção, etc. são métodos traçados por diretores empresariais, que visão manter uma expectativa de melhoria dentro das organizações. Iremos neste trabalho mostrar uma boa parte de como trabalhar com todas estas políticas dentro das organizações, para que possamos entender o grau de envolvimento do trabalho do ser humano dentro destas organizações. E mostrando como e importante o todo o processo desde o recrutamento e seleção ate a contratação.

Gestão de pessoas é formada por pessoas e organizações. São nas organizações em que as pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas, buscando atingir os seus objetivos pessoais e individuais, como sobrevivência, estabilidade, reconhecimento, entre outros. As organizações têm também os seus objetivos a atingirem, mas para que isso aconteça ela é dependente das pessoas e da forma como estas pessoas serão orientadas com vista o alcance das metas traçadas.

Gestão de pessoas é uma área organizacional que pode ser definida como o conjunto de políticas e práticas definidas por uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

A gestão de pessoas envolve atividades diversas das quais se destacam:

▪ Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

▪ Proporcionar competividade á organização.

▪ Aumentar a auto atualização e a satisfação das pessoas no trabalho

▪ Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.

▪ Administrar as mudanças.

A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.

O movimento holístico na gestão de pessoas aborda o sistema da velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta. Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e o downsizing, provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes focadas em processos. Isso também esta ocorrendo na Gestão de Pessoas.

Há um principio básico em ARH: gerir pessoas é responsabilidade de linha e uma função staff, ou seja, quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente no qual ela é subordinada, por essa razão existe o principio da unidade de comando: cada pessoa deve ter um e apenas um gerente.

A área de ARH sempre predominou uma forte tendência para centralização e concentração na prestação de serviço, e nisso a área ARH era essencialmente exclusiva, até certo ponto, a atividade de prestadora de serviço do staff prevalecia sobre a responsabilidade dos gerentes, a tal ponto que o staff é quem tomava decisões peculiares da linha. A centralização preponderava sobre a descentralização.

Com uma gestão moderna é descentralizada as decisões do gestor e vem cada vez mais sendo com coparticipação entre os setores, gradativamente a área de ARH esta deixando a única prestadora de serviço especializado em recursos humanos, abandonando suas operações burocráticas e se transformando cada vez mais em área de consultoria orientando os gerentes para a nova realidade. Estes passam a ser novos gestores de pessoal dentro das empresas, isso faz com que as decisões e ações a respeito de pessoas passam a ser de alçada dos gerentes e não mais uma exclusividade da área de ARH.

Filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin nos relata a desvalorização dos funcionários e a forma desumana em que eram submetidos por um regime autoritário.

As organizações usavam seus operários o maior tempo possível, exploravam os com carga horaria de trabalho abusiva, não existia preocupação com o bem-estar dos mesmos.

Com todas essas condições adversas fez que a classe operária unisse lutando por suas condições de trabalho mais justo.

Nos dias atuais as organizações perceberam que para atingir seus objetivos elas precisam de pessoas, porem começaram a tratar seus funcionários como parceiros do negocio e fornecedores de competências e não mais como um simples empregado e com tudo a valorização do pessoal.

A gestão de pessoas tem como objetivo organizar a empresa, focalizando nas melhorias e tendo com seu papel principal: processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.

Iniciando suas atividades em 2006 no setor revenda de veículos a concessionaria (não autorizada), filial de médio porte localizada na Av. Marcelino Pires em Dourados/MS.

Atendendo a vários segmentos consumidores, comercializa veículos passeios, utilitários, serviços e acessórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com