TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Parcial Prointer

Trabalho Universitário: Relatorio Parcial Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

O mundo das organizações tem um papel fundamental na garantia de preservação do meio ambiente e na definição da qualidade de vida das comunidades. As empresas quando responsáveis, geram valor para quem está próximo. E acima de tudo, conquistam resultados melhores para si próprias.

A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégia e muitas vezes de sobrevivência. Os assuntos ambientais estão crescendo a cada dia e se voltando cada vez mais vemos a sua importância nos negócios, em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos, passivos legais e considerações contábeis.

A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia substancialmente todo o conceito de administração. Os administradores cada vez mais têm que lidar com situações em que parte do patrimônio das empresas é simplesmente ceifada pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independentemente desses danos poderem ser remediados ou não. A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial.

Esse desenvolvimento acaba ocasionando a consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais. A empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo.

DEBATE E CONFECÇÃO DO ENSAIO ACADÊMICO

TEMA PROPOSTO: De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

• Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio Ambiente dentro das organizações?

Hoje em dia, com tanta pobreza existente, racismo, pessoas sem condições básicas de vida, sem acesso a leitura, ao esporte, a educação, a inclusão digital, acaba por despertar o espírito de ajudar o próximo.

Em um mundo hoje onde se buscam profissionais mais qualificados no mercado de trabalho, por outro lado vemos milhões de cidadãos que não conseguem ingressar em uma universidade, fato esse que atualmente tornou-se um requisito fundamental para participar da concorrência tão difícil no mercado profissional. Contudo, as visões das organizações passaram a acreditar que não adianta um país para poucos terem acesso a uma vida digna, a oportunidade deve se igualar para todos.

A possibilidade de ingressar em uma trajetória acadêmica buscando alcançar uma posição elevada em uma empresa, não deve ser uma regalia de alguns, mas sim, uma oportunidade que deve ser dada a todos que tem vontade e interesse em crescer profissionalmente.

Do mesmo modo em que há uma preocupação com a Responsabilidade Social, as empresas também se preocupam em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, de seus produtos ou serviços, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais.

Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de politicas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma maneira crescente preocupação das partes interessadas em relação a questões ambientais e a sustentabilidade.

• Como as Tecnologias de Gestão podem contribuir neste sentido?

De acordo com o site vianet.com “Nas últimas décadas, cientistas se deram conta desses impactos ambientais que tal mentalidade do ser humano acabou ocasionando”. O efeito estufa, buracos na camada de ozônio, aquecimento global, entre outros problemas ecológicos, já se tornaram velhos conhecidos do povo e invadem as casas, escolas e rodas de discussão impulsionando os indivíduos a refletirem maneiras de evitar ou frear essas ameaças.

“Ao desenvolverem essa consciência ecológica, diversas empresas e organizações também passaram a buscar maneiras de reduzir os danos e mais além, auxiliar nessa empreitada pelo meio-ambiente.”

Um grande fator que contribuiu para a conscientização tanto do meio ambiente como da Responsabilidade Social, foi a inclusão digital, pois o mercado criou marcas de computadores mais acessíveis e as lojas e bancos criaram financiamentos e crediários para a compra, sendo assim, atingindo uma classe social mais baixa, dando a eles uma nova forma tanto de aprendizagem e informação, como também objeto de estudo.

E o site cita mais “Hoje em dia boa parte das empresas e organizações já desenvolvem programas de sustentabilidade e de responsabilidade social com o intuito de deixar para gerações posteriores um mundo melhor”.

“Lâmpadas econômicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com