TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

1.1         A importância do empreendedor e seu papel no atual cenário econômico são indispensáveis. O empreendedor tem características distintas que conseguem mudar todo o ambiente ao seu redor.

Antigamente, pensávamos que pessoas empreendedoras já nasciam com esse dom, mas hoje sabemos que as características podem ser adquiridas com capacitação e treinamento adequado. O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos.

Mesmo não sendo diretor de alguma organização ou empresário, as atitudes empreendedoras podem ser praticadas em qualquer área da sua vida, principalmente, na profissional.

Segue algumas diretrizes que devem ser traçadas pelo empreendedor do cenário atual:

  • Acreditar no que faz: A autoconfiança é fundamental para um empreendedor. Dúvidas e inseguranças são comuns, mas saber superar a insegurança é uma das principais características.
  • Buscar conhecimento: Existe muita informação disponível e sempre haverá novos conhecimentos que te fará um melhor empreendedor.
  • Trabalho em equipe: O empreendedor terá que lidar com um grupo de pessoas, nessa convivência deverá transmitir autoridade, mas sem ser autoritário, e o mais importante, ser um líder inspirador.
  • Organização e planejamento: Para que qualquer negócio tenha chance de crescer e dar certo é preciso planejar com antecedência o que será realizado. Mas um planejamento só irá funcionar se houver organização de ideias e do ambiente de trabalho.
  • Saber solucionar os problemas: Diante de algum imprevisto ou problema que surgir, o correto é entendê-lo, usar a criatividade e o conhecimento para resolvê-lo e fazer com que não ocorra novamente.
  •  Saber se comunicar e expressar suas ideias: É importante para uma carreira de sucesso, saber expor suas opiniões e principalmente ter excelente comunicação para que seja compreendido sem ruídos e os seus objetivos sejam atingidos.

1.2         Para obter sucesso, um empreendedor precisa superar inúmeras barreiras e dificuldades que aparecem em seu caminho. Com a atual instabilidade do cenário econômico, os desafios do dia a dia podem ser ainda maiores.

Seguem os obstáculos encontrados pelo empreendedor para realizar mudanças e as sugestões para vencê-los:

  • Liderança e Pessoas: É importante que seja mantido um clima agradável na organização. Para isso, o líder precisa ser transparente com os funcionários e colaboradores sobre a atual situação da companhia. Experimente encoraja-los e beneficia-los para que eles ajudem a trazer possíveis soluções, como sugerir dicas para reduzir custos e aumentar a produtividade. O pequeno esforço de cada um deles ajuda a aumentar a rentabilidade da empresa. Além disso, traz motivação para os colaboradores.

  • Marketing e Vendas: Para superar o desafio da competição acirrada, a empresa podem optar pelo uso de ferramentas gratuitas disponíveis no mercado. Ferramentas digitais como Facebook, Instagram e Google que ajudam a divulgar o trabalho e consolidar a marca. Pode ser interessante investir em campanhas digitais, parcerias e marketing.

  • Inovação: É um desafio para o empreendedor promover inovações tanto no dia a dia da empresa como em longo prazo. Para isso, o empreendedor deve buscar novos públicos e consumidores. Outra possibilidade é procurar novos formatos de entrega do produto ou serviços personalizados. 
  • Custos: Uma lista enorme de taxas, impostos e encargos ficais e trabalhistas acabam com os recursos do empreendedor.

1.3

Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor

Obstáculos encontrados para realização de mudanças

Sugestão para o aperfeiçoamento do trabalho empreendedor

Buscar Conhecimento

Inovação

A busca de conhecimento deve ser continua para inovação de sucesso.

Trabalho em Equipe

Liderança e Pessoas

O líder tem que saber identificar os desejos e anseios de cada colaborador. Pode trabalhar a equipe como um todo, mas deve sempre buscar potencializar as competências individuais e uni-las no alcance das metas.

Organizar e Planejar

Custos

Planejando bem, com os custos encaixados perfeitamente no fluxo de caixa, a dificuldade em pagar os impostos será menor.

Solucionar problemas

Marketing e Vendas

Com um trabalho de marketing bem elaborado, ajudamos consolidar a marca e assim aumentar as vendas, evitando problemas financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com