TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO SOBRE VISITA À PINACOTECA DO ESTADO

Identificação do Aluno: Priscilla Yumi Tanikawa, M1C

RA: 20687685

Data da Entrega: 08/05/2015

Academicismo Brasileiro

Baseado nas normas acadêmicas europeias de arte, foi criado uma academia de artes aqui no Brasil. O que marca o Academicismo Brasileiro é a inspiração estrangeira e os seus padrões porém se interessavam mais em homens comuns.

Identificação do Local:

Comentários gerais sobre a Pinacoteca

A Pinacoteca fica na Praça da Luz, ao lado da estação Luz, São Paulo.

Há pinturas, esculturas, materiais bibliográficos, documentos da história da Pinacoteca e elementos interativos.

A principal característica do acervo com certeza é a coleção de obras dos artistas brasileiros do século XIX.

Acervo é um conjunto de obras, coleção de objetos artísticos.

E o que mais me chamou a atenção foi o elevador de vidro apesar dele ser um pouco torto (quando desce, a diferença de nível é notável). Mas por poder ver o museu do alto é maravilhoso.

A visita não foi tediosa pois estava com os colegas da sala, dividindo opiniões. O que nos fez nos entrosar mais. O lugar é magnifico.

Acervo da Pinacoteca do Estado

Identificação da obra: A Cidade de Granada, Dario Villares Barbosa, óleo sobre tela, 53x45, 1922.

Descrição da Obra: Na obra vemos um homem de chapéu com o seu burro carregando pedras. Podemos dizer que o artista pintou quando estava parado no começo da entrada de um arco, pois há um arco na borda da pintura. Dá impressão de que a pintura é quente, o lugar parecia quente e o ceu azulado com poucas nuvens. Há uma mulher também de costas que está a subir o morro, e subindo o morro, no caso, fundo da imagem, há muitas casas nas cores brancas com telhado vermelho. Se vermos mais de perto vemos que são apenas pinceladas, vemos os pelos do pincel, nada muito detalhados, apenas misturas de cores.

Análise da Obra: No fundo há um conjunto de casas, parece um vilarejo o que faz a paisagem na obra, há perspectiva pois não há nada chapado, vemos que há um morro e a moça está subindo o morro claramente. Luz no fundo iluminando mas na frente há sombra do arco. E as cores são perfeitas, ao se aproximar da camiseta do homem vemos a iluminação e a sombra, mistura de branco, azul (a cor da camiseta) e preto. E uma das principais características do Acadêmico Brasileiro, é o interesse pelo homem comum. O homem ou a mulher, não são pessoas importantes mas foram importantes suficientes para o artista fazer esta obra. 

Sala de Interpretação

Nesta sala vimos passo a passo de uma escultura de bronze. Primeiro fazem uma base de argila e depois um modelo de gesso, e então é feito o molde coberto de silicone ou poliuretano e nos espaços não preenchidos são derramados cera quente. E ao esfriar e secar, o molde é aberto e recebe a assinatura do artista com selo de fundição e o número da triagem. E então são fixados condutores de metais em volta da peça, o que permite o bronze líquido chegue em todos os pontos da escultura, mas uns é para a entrada de bronze e o outro para a saída de cera. Depois de receber um revestimento de cerâmico, é usado o método de fundição, chamado “cera perdida”, quando o bronze líquido e quente é derramado sobre os condutores superiores que substitui a camada de cera que saem pelo condutor inferior. Após o resfriamento, removem os condutores e o cerâmico externo é quebrado com muito cuidado para não danificar o metal e vira uma peça oca. Depois de um processo de acabamento como cinzelado e as vezes um polimento, está pronto uma escultura de bronze.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com