TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

1 – APRESENTAÇÃO

Este trabalho relata a importância do professor e a sua atuação em sala de aula onde se faz observações necessárias que venham a dar resultados positivos, pois o educador tem um papel muito importante, sendo um mediador entre as crianças e o mundo, auxiliado e estimulando os alunos em sala de aula. Além disso, essa produção textual demonstra com clareza como acontece a escolha pela profissão e o que pode ser feito pelas autoridades para a valorização do educador.

DESENVOLVIMENTO          

O ato de ensinar acompanha a evolução do homem dentro do processo dialético, sendo assim, ensinar tornou-se sinônimo de indicar, mostrar o caminho, dando possibilidades para o outro conhecer, aprender e saber, tanto conhecimento de mundo como entender o próprio ser humano, como diz Maria Augusta Gonçalves.

        “O homem possui capacidade de reflexão de compreensão das coisas do mundo e de si mesmo”. (Gonçalves, p. 74).

2ª -  PESSOA       TITULO  -     O PAPEL DO  PROFESSOR

Sendo assim, O papel do professor na sala de aula é de propor regras, sem impô-las para que a criança tenha possibilidade de elaborá-las proporcionando a ela o direito de tomar decisões para se trabalhar o desenvolvimento social e político. Por que ela de posse das informações saberá como proceder seguramente, e todas as avaliações que venha fazer, com certeza ela tem uma grande chance de sobressair bem melhor. Portanto, toda preparação que o educador faz para a aplicação das atividades diária, deve ser bem elaborado no intuito de uma boa recepção por parte de seus alunos e que tudo possa somar para seu aprendizado, como fala Fusari, (2008, p.47).

3ª PESSOA  --   A FIGURA DO  PROFESSOR

A figura de um professor, novo ou velho, sisudo ou extrovertido, conhecedor das didáticas e das disciplinas, informado, atualizado sobre suas responsabilidades, sempre será alguém que contribui para a formação dos indivíduos. Embora a sociedade não lhe dê o devido valor, pois os acontecimentos com relação ao desrespeito desse profissional em diversas instituições, de ensino por parte dos alunos, demonstra a falta de respeito e consideração para com essa pessoa tão importante para formação de toda sociedade. Por que, as demais profissões dependem de alguém para lhe transmitir o ensinamento e com certeza é um professor que vai estar lá com toda carga de conhecimento para ser transmitida. Na verdade, a escolha por ser um educador pode se dar de diversas maneiras, por influências de pais educadores ou por se identificar com a transmissão do conhecimento.  Sabendo que o futuro dos indivíduos depende desses ensinamentos, quem ensina se esforça no intuito de transmitir suas experiências e conhecimentos específicos para fazer de seus alunos bons profissionais. A sociedade vê nesse profissional uma pessoa que só tem obrigação para cumprir e mais nada, por isso transferi suas responsabilidades domésticas para o professor, e ele em certos casos precisa passar orientações de valores morais para seus alunos sendo que primeiramente essas informações deveriam ser ensinadas dentro dos lares onde os indivíduos são criados, diante disso, percebemos a grande carência desses meninos desobedientes e desprovidos de informações que são de suma importância para sua formação enquanto cidadão.  

4 ª PESSOA – A  FIGURA DO PROFESSOR

É essencial que o professor conheça seus alunos e faça avaliação prévia dos seus conhecimentos, através de jogos e brincadeiras, sem assustar e sem dizer a ele  “você está sendo avaliado”.  As tarefas de um educador são muito árduas, não basta ser competente para lidar com o conteúdo, é preciso comprometimento com cada aluno, sendo assim, é importante uma organização em relação ás práticas pedagógicas, buscando inovações, pesquisando, refletindo sobre as atividades aplicadas e o processo avaliativo coerente para o desenvolvimento desses indivíduos.  Para que o professor contribua para a formação de uma escola que auxilie na formação de um cidadão mais ético e político, requer saberes, conhecimentos pedagógicos, experiência e sensibilidade através de indagação teórica e bastante criatividade na transmissão do conhecimento, inclusive, ressaltando sempre com a direção da instituição a importância dos valores morais para a formação desse sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com