TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Pratica de Hamburguer

Por:   •  4/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS RIO VERDE

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

EAL-216: TECNOLOGIA DE CARNES, PESCADOS E DERIVADOS

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICA:

PRODUÇÃO DE HAMBÚRGUER

Nome: Juliéli Horn Guerreiro Campos

Orientadora

Profa. D.Sc. Melissa Cássia Favaro Boldrin Freire

RIO VERDE – GOIÁS

21 de Maio de 2019

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Brasil situa-se entre os maiores produtores, exportadores e consumidores mundiais de carnes. O Brasil é também o segundo maior produtor, exportador e consumidor de carne bovina representa 11% do total, a segunda mais consumida no mercado interno. Mais de 80% da produção do país são destinados ao mercado interno.  (SCHLESINGER, 2016)

O processamento da carne possibilita um maior consumo da mesma pela diversificação de sabores, contribui para o aproveitamento de cortes que teriam dificuldade de comercialização, permitem a confecção de embutidos, presuntos, salames e patês (COAN)

Dentre esses processamentos é possível obter a carne moída, produto cárneo obtido a partir da moagem de massas musculares de carcaças de bovinos, seguido de imediato resfriamento ou congelamento. (MAPA, 2003) A carne de açougue é definida como massa, muscular “maturada” e demais tecidos que acompanham, incluindo ou não a base óssea correspondente, procedentes de animais abatidos sob inspeção veterinária.

De acordo com o regulamento técnico de identidade e qualidade de hamburguer, entende-se por Hambúrguer o produto cárneo industrializado obtido da carne moída dos animais de açougue, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido a processo tecnológico adequado. Pela classificação Trata-se de um produto cru, semi-frito, cozido, frito, congelado ou resfriado. (MAPA, 2000)

  1. OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Aula prática teve como objetivo a produção de hamburguer, a partir da carne processada.

2.2 Objetivos Específicos

Obtenção de hamburguer com suculência e maciez por meio da combinação de diferentes proporções de diferentes tipos de cortes cárneos;

Analisar as características finais do produto após a cocção.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1. Carne de açougue previamente moída – 7,414Kg
  2. Balança
  3. Tabuas de carne
  4. Formas de hambúrguer
  5. Churrasqueira
  6. Grelha

A carne moída, ao todo, era composta por uma mistura (Foto 1) com proporção de 54,4% do corte tipo acém (4,034Kg), mais 30,45% de peito (2,258Kg) e 15,13% de capa de file (1,122Kg).

Com o auxílio de uma balança foram pesadas porções de 150g de carne, em seguida colocadas no molde (Figura 1) sobre a tabua de carnes, para moldar o hambúrguer foi necessário fazer uma leve pressão sobre o molde para que a carne adquirisse o formato desejado (Foto 2), sem que ocorresse a perda de água.

[pic 3]        [pic 4]        [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Após moldar os hambúrgueres foi realizado a preparação do mesmo na grelha, em uma churrasqueira de porte pequeno (Figura 2). Ao iniciar a cocção dos hambúrgueres foi adicionado também sal e pimenta.

        [pic 9]                               [pic 10]

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Visto que segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o único ingrediente obrigatório para a produção de hambúrguer é a carne de diferentes espécies de animais de açougue. O produto obtido atende a essa característica, e como os únicos ingredientes adicionais foram o sal e a pimenta não causaram modificações aparência do produto, somente no sabor.[pic 11]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (377.4 Kb)   docx (272.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com