TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Da Amostra De Estagio

Trabalho Escolar: Relatório Da Amostra De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO PEDAGOGICO BULLYING NA ESCOLA UMA AMEAÇA A DIGNIDADE HUMANA.

"Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual."

Apresentação

A vida humana ganha a sua riqueza se é construída e experimentada tomando como referência o princípio da dignidade. Toda e qualquer pessoa é digna e merecedora do respeito de seus semelhantes e tem como direito boas condições de vida e a oportunidade de realizar seus projetos. Características particulares, como sexo, idade, etnia, religião, classe social, grau de instrução, padrão de beleza, opção política, ideológica, orientação sexual, etc., não aumentam nem diminuem a dignidade de uma pessoa. A sociedade é composta de pessoas diferentes entre si, não somente em função de suas personalidades singulares, como também de categorias ou grupos. Entretanto, independentemente da riqueza relacionada às diferenças, existem preconceitos e discriminações, o que resulta, frequentemente, em conflitos. A atitude de preconceito e/ou intolerância está na direção oposta do que se requer para a existência de uma sociedade democrática, pluralista por definição. As relações entre os indivíduos devem estar sustentadas por atitudes de respeito mútuo, diálogo, solidariedade e justiça.

Justificativa

O projeto Bullying na escola: uma ameaça à dignidade humana visa estimular o respeito às diferenças dentro e fora do âmbito escolar. Segundo a psicóloga Vera Miranda, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência, as grandes aprendizagens do ser humano ocorrem em meio a dois contextos básicos: a família e a escola. Nessas duas esferas de socialização e aprendizagem, a criança vive relações verticais ? com os pais e professores ? e horizontais ? com irmãos e colegas, que possuem igual poder e estão no mesmo nível de hierarquia. Nessas circunstâncias, percebemos a importância que temos, como educadores/as, no papel social junto a essas crianças, mesmo porque a família, muitas vezes, não tem estrutura para manter um diálogo aberto e adequado sobre temas que envolvem preconceitos já tão arraigados na nossa sociedade. Muitas vezes, nos deparamos com agressões gratuitas de puro preconceito, intolerância e desafeto entre crianças e jovens da nossa comunidade educativa e devemos manter um trabalho de sensibilização destes, a fim de combater esse tipo de comportamento que, muitas vezes, tem como pano de fundo a falta de informação. Silenciar não é uma atitude coerente com a prática educativa, democrática e saudável. O trabalho interdisciplinar e a preocupação com a formação da cidadania colocam em discussão as diferentes relações de gênero, raça, etnia e toda e qualquer desigualdade que ocorra no dia a dia escolar. Nesse contexto, o papel do professor, em união à direção escolar, aos funcionários e aos demais membros da comunidade educativa, é de fundamental importância para a construção de uma escola onde haja respeito e dignidade entre todos.

Objetivos Gerais

Compreender a importância do tema Bullying na escola: uma ameaça à dignidade humana, estimulando e divulgando a formação em Educação não sexista, antirracista, não homofóbica, sem preconceitos e/ou intolerância, visando o bem-estar coletivo.

Objetivos Específicos

• Considerar as diferenças existentes em todos os níveis na nossa comunidade escolar.

• Estabelecer estratégias para o trabalho de sensibilização e combate às práticas agressivas e repetitivas que possam causar angústia e sofrimento.

• Compreender a importância da reflexão e da discussão teórico- -conceitual e da avaliação crítica no que se refere ao tema do projeto.

• Promover a criação de um ambiente educacional e social onde meninos e meninas, homens e mulheres, sejam tratados/as igualmente.

• Estimular o respeito mútuo entre todos os que formam nossa comunidade educativa.

• Sensibilizar a comunidade educativa em relação ao respeito às diferenças.

• Participar de debates sobre os temas abordados no projeto pedagógico em questão.

• Refletir de forma crítica sobre os conflitos que envolvem práticas relacionadas ao bullying no dia a dia escolar.

• Transformar o espaço escolar num espaço democrático, inclusivo e que assegure a aprendizagem, um direito de todos, sem discriminações.

• Propiciar aos alunos a apreciação de textos, documentários, filmes e outras fontes que abordem assuntos relacionados ao tema do projeto.

• Respeitar o outro, sem humilhações ou discriminações.

• Valorizar os pontos de vista de pessoas com opiniões diferentes.

• Construir um dia a dia justo, livre e solidário no ambiente escolar e fora dele.

• Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, aparência física, etc.

• Enfrentar o desafio de instalar, no processo de ensino- -aprendizagem que se realiza em cada uma das áreas de conhecimento, uma constante atitude crítica, de reconhecimento e ações em relação às diferenças no contexto escolar.

• Contribuir para a formação de cidadãos melhores e mais preparados para o mundo.

• Discutir os temas relacionados ao projeto pedagógico para recuperar valores essenciais, como o respeito.

• Trabalhar a questão da autoestima com os diversos segmentos da nossa comunidade educativa.

• Contribuir para o combate à prática de bullying e cyberbullying nas relações interpessoais.

Metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com