TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio

Exames: Relatório De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Dayse Monteiro Cunha: RA 381075

Trabalho apresentado ao curso de 6° Série de

Serviço social da Universidade Anhanguera,

Como parte da Avaliação da disciplina Pesquisa

em Serviço Social.

Tutora EDA: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor Presencial: Marisa Lima

ANANINDEUA/PA

SUMÁRIO

1- Introdução

2- Objeto: Pro paz nos Bairros um avanço para educação.

3- Delimitação: Redução do índice de Violência.

4- Objetivos: Oferecer oportunidades para os usuários.

5- Metodologia

6- Cronograma

7- Referências Bibliografia

Introdução

O presente trabalho propõem realizar um âmbito da construção da identidade dos usuários do Pro Paz campos UFPA, destacando um desafio profissional para o assistente social ajudar aos usuários a sobreviverem neste sistema onde cada um vale segundo o que produz. E assim articular, fomentar e alinhar políticas publicas voltadas para infância, adolescência e juventude, a garantia dos direitos, combate e prevenção da violência.

O Assistente Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial e messiânica, voltado para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder publico.

Pro Paz nos Bairros um avanço para Educação.

Delimitação: Redução do Índice de Violência.

O programa busca garantir a redução dos índices de violência, através de um trabalho de prevenção que atende crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, que moram em área de risco com alto índice de violência e Marginalidade. Proporcionando inclusão, interação e integração.

São atendidos crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, sem estrutura familiar, que vivem na rua, alguns envolvidos com crime e com drogas. Através de programas, informações e encaminhamentos realizados a partir da própria instituição que freqüentam cotidianamente. No âmbito escolar é necessário frisar que as ações são pensadas e efetivadas em conjunto pela equipe escolar, uma vez que o projeto é um serviço de complementação a escola, quem estuda de manhã é atendido a tarde, e quem estuda a tarde é atendido pela manhã. Onde o profissional de Serviço Social apresenta-se como um parceiro das ações desenvolvidas na escola com outros profissionais ( psicólogos, pedagogos, direção, supervisão).

A busca constante pelo fortalecimento de uma gestão democrática dentro da escola, sem abrir mão do estimulo da comunidade na sua participação do processo educacional, compreendendo como comunidade do pólo os professores, merendeiros, equipe técnica e administrativa, porteiro, pais e responsáveis, família como um todo, usuário e outros atores que compõem a dinâmica do pólo.

A ação do Assistente Social compreende ainda a articulação com instituições públicas, privadas e assistenciais, caracterizando-se como uma das estratégias que visam o atendimento das demandas, em específico no âmbito da educação.

Esta atuação apresenta-se como conjunto de ações integradas de orientação a serem executadas de forma a proporcionar a melhoria no desempenho do usuário e conseqüentemente da sua qualidade de vida.

Objetivo: Oferecer oportunidades para os usuários.

É necessário o reconhecimento da equipe no sentido de que todos fazem parte do processo de ensino e aprendizagem e que devem partilhar de um único objetivo: O de garantir a permanência do aluno no programa e na escola, oferecendo-lhe um processo educacional de qualidade, desenvolver temas como valores, respeito, disciplina, afeto, amor e diálogo, onde o possam reestruturar o padrão de comportamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com