TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio

Ensaios: Relatório De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  5.439 Palavras (22 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

Os relatos a seguir, são constituídos de observação, participação e regência que tiveram como objetivo de possibilitar o conhecimento das características da Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

O estágio supervisionado tem como objetivo efetivar o processo de ensino-aprendizagem, na intenção de oferecer ao futuro profissional um espaço de conhecimento real das situações das propostas de trabalho de uma unidade escolar.

Os estágios consistem em experiências que proporcionam o alcance as práticas educacionais.

Proporcionando ao futuro profissional o ensino por uma qualificação e a busca por uma formação que seja de prepará-lo com uma atuação competente e eficaz.

As orientações didáticas fornecidas demonstram fundamentações teóricas que possam apoiar questões sobre a aprendizagem enfocando possibilidades de trabalho, que possam valorizar e proporcionar situações de estratégias estruturadas.

O presente estágio foi para preparar e orientar os futuros professores para que possa desenvolver a prática pedagógica, na Educação Infantil com a faixa etária de três a cinco anos e onze meses e no Ensino Fundamental de seis a dez anos, respeitando o desenvolvimento de cada um sendo eles cognitivo, social e lingüístico.

As cargas horárias obtidas durante os estágios com período de 150 horas (cento e cinqüenta horas) divididas em etapas visando garantir a organização da seguinte forma:

- 4 (quatro) horas – IV Jornada de Pedagogia – Estágio Supervisionado.

- 4 (quatro) horas – Orientação e Preenchimento dos DOCs. de Estágio.

- 20 (vinte) horas – Período para realização do Estágio de Participação e observação em Educação Infantil.

- 10 (dez) horas – Período para realização de regência em Educação Infantil.

- 20 (trinta) horas – Período para realização do Estágio de Participação e observação no Ensino Fundamental.

- 10 (dez) horas – Período para realização de regência no Ensino Fundamental.

- 10 (dez) horas – Estudo de referencial teórico (Projeto Político Pedagógico, PCN, Bibliografia sugerida).

- 15 (quinze) horas - Elaboração dos projetos em Educação Infantil e Ensino Fundamental e preparação das apresentações da V Jornada de Estágio Supervisionado.

- 4 (quatro) horas – Oficina 1 – ARTE E EDUCAÇÃO.

- 4 (quatro) horas – Oficina 2 – TEMAS TRANSVERSAIS – SAÚDE.

- 4 (quatro) horas – Oficina 3 – HISTÓRIA E GEOGRAFIA.

- 4 (quatro) horas – Oficina 4 – DIVERSIDADE CULTURAL.

- 4 (quatro) horas – Oficina 5 – LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- 4 (quatro) horas – Oficina 6 – DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.

- 25 (vinte e cinco) horas – Período de elaboração de Relatório de Estágio Final de Estágio Supervisionado.

Obtendo um total de 150 horas de Estágio Supervisionado.

As orientações fornecidas foram suficientes e deram condições para conhecer a pratica pedagógica de uma instituição escolar. Este estágio foi realizado em duas instituições escolares: EMEI Nayde Tojera Romero – Educação Infantil onde sua clientela é de crianças a partir de 03 a 05 anos, obtendo o numero de 411 alunos subdivididos em 16 turmas, sendo elas 05 maternal, 06 jardim I, e 05 jardim II, que se realiza em dois períodos manhã e tarde. E na EMEF Antonio Zuquim – Ensino Fundamental, sendo esta a única existente na cidade, as turmas estão acima da quantidade desejada de alunos. A escola citua-se em Guaraci, e por conseqüência de distancia oferece transporte para os bairros mais distantes. Seu sistema de ensino é COC, sendo uma escola com boa estrutura do prédio, com rampa para locomoção de alunos portadores de necessidades especiais, tornando-a adequada ao sistema de inclusão.

CAPITULO I

RESUMO DA LEITURA DE APOIO

CONTEÚDOS:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõe uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o, contudo seja visto como meio para oferecer aos alunos desenvolvimento de capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

O que diferencia radicalmente as propostas e a função que se atribui aos conteúdos no contexto escolar e em decorrência disso, as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados.

Nesta proposta, os conteúdos e o tratamento que a eles deve ser dado assumem papel central, uma vez que é por meio deles que os propósitos da escola são operacionalizados, ou seja, manifestados em ações pedagógicas. O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos de diferentes naturezas reafirma-se a responsabilidade da escola com formação dupla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção.

Neste documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias: conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores normas e atitudes.

Conteúdo conceitual refere-se à construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, idéias, imagens e representações que permitem organizar a realidade. A aprendizagem de conceitos se dá por aproximações sucessivas, permitindo organizar a realidade, mas só é possível a partir da aprendizagem de conteúdos referentes a fatos (nomes, imagens, representações).

Dependendo da diversidade presente nas atividades realizadas, os alunos buscam informação (fatos), matam regularidades, realizam produtos e generalizações que, mesmo sendo sínteses ou análises parciais, permitem verificar se o conceito está sendo aprendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com