TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Gestão Escolar

Artigos Científicos: Relatório De Estágio Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.908 Palavras (12 Páginas)  •  5.396 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. DESENVOLVIMENTO 04

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA 04

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 04

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

4. REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

Gestão Escolar é um assunto recente, porém de grande importância estratégica, para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento.O conceito evoluiu com o passar dos anos do que seria gestão escolar e permitiu pensar em gestão no sentido de gerir uma instituição escolar, desenvolvendo estratégias no cotidiano com a finalidade de uma democratização da gestão educacional.

Em meio a todas as mudanças a família também assume novas formas de organização e identidades, ainda não aceitas totalmente pela sociedade. A escola por sua vez amarga fracassos que tem levado a exclusão, grande parcela de alunos, pela ineficácia de seus métodos e também pela distância que apresenta em relação às reais e urgentes necessidades dos mesmos.

Para novos tempos é necessária uma nova escola, inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, de todos e com todos e permita dar significado as suas vidas, na tarefa de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam com sua comunidade.

Necessitamos mais do que nunca de uma escola democrática e verdadeiramente comprometida com a aprendizagem significativa do educando, transformado informações em saberes necessários à vida de seus alunos.

O estágio em gestão escolar busca explicitar os nexos que constituem os processos dessa gestão em sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar.

Durante o percurso do estágio, analisamos e sistematizamos as tarefas desempenhadas pelo pedagogo associando-o às dimensões e procurando inferir seu vínculo com uma determinada concepção de gestão escolar.

A metodologia adotada para o desenvolvimento deste relatório é de característica qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas com profissionais que desenvolvem atividades no contexto educativo, tendo como referencia a análise teórica.

Com o objetivo de contribuirmos para o entendimento desse tema que apresentamos a seguir, um breve resumo das principais concepções em torno desse tema.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

Localização da Escola

Nome: Endereço: CEP. Horário de Fucionamento

Manhã: 7h às 12h 30

Tarde: 13h às 17h

Níveis de atendimento

Educação Infantil (Grupo 2 ao Grupo 5),

Ensino Fundamental I e II,

Ensino Médio.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A Proposta Pedagógica da escola foi elaborada parcialmente em conjunto com professores e funcionários.

Na concepção de educação, segundo a Proposta Pedagógica é uma interlocução de saberes da qual resultem aprendizagens entendidas como saberes outros e novos saberes, tanto por parte de alunos como de professores.

Na concepção de homem, que se constitua em um ser social integrante de um grupo, mas ao mesmo tempo, um ser único e diverso, com direitos e deveres que lhe garantem autonomia e cidadania.

Uma sociedade de todos em que todos são participantes do processo social, integram e interagem e têm vez nesse processo e no movimento de definição das linhas políticas que determinam os rumos da sociedade.

Professores competentes, comprometidos e atentos aos desejos dos alunos, predispostos a refletir e pesquisar sobre sua prática.

A escola busca o entendimento entre todos os que dela participam, aprendizagens de trabalho, uma ressignificação de ensino-aprendizagem, e que resultem saberes capazes de possibilitar a garantia da cidadania desejada.

Uma avaliação que ajude construir, incorporando diferenças, combatendo desigualdades, discriminação, exclusão, compreendida como pesquisa e reflexão. A avaliação dos alunos, conforme o Regimento Escolar é expressa através de notas de 0 a 10.

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

A instituição pesquisada de nível particular, localizada na região de classe média no bairro da Pituba, já atua no mercado a 20 anos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O Ensino Fundamental II na instituição pesquisada foi inaugurado em Fevereiro de 1992, funciona somente no turno matutino, com 432 alunos matriculados e conta com 30 professores graduados atuando. Com três turmas em cada série, o 6º ano com 105 alunos, 7º ano com 106 alunos, 8º ano com 98 alunos, 9º ano com 123 alunos. A escola possui atualmente, aproximadamente 1400 alunos, do Grupo 2 ao 3º ano do Ensino Médio. No turno da tarde, acontecem aulas extras, monitorias, oficinas, aulas de inglês, esporte e o tempo integral.

As observações ocorreram durante o período de 30/05/12 à 05/06/12, com as orientadoras e coordenadoras do Ensino Fundamental II.

O colégio atende alunos com necessidades educacionais especiais, mas não possui um trabalho específico para esses alunos. Os alunos inclusivos contam somente com um atendimento individualizado nas avaliações, sendo orientados pela coordenadora responsável.

A estrutura física da escola é muito boa. As salas são amplas, limpas, com ótima iluminação, ar condicionado, com cadeiras apropriadas em perfeito estado, quadro branco, recurso de áudio e datashow fixo. O material necessário para o andamento das aulas parece ser suficiente e adequado. Existem várias dependências para realização de atividades, tais como: quadra esportiva coberta para prática de educação física, piscina, anfiteatro, sala 3D, laboratório de ciências, Internet Center, laboratório de informática equipado com vários computadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com