TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio - Metalurgia

Exames: Relatório De Estágio - Metalurgia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 9

1- Objetivo

Abordar neste relatório todas as atividades que acompanhei durante todo o período que realizei estágio na célula de preparação de panelas, situada na aciaria da GERDAU AÇOMINAS. Relatar todas as atividades operacionais da célula para o recebimento do aço líquido, ou seja, a inspeção, montagem, e substituição dos componentes refratários e o aquecimento dos mesmos. Devido ao sigilo industrial limita-se a falar de dados técnicos, normas e padronizações da empresa, também como detalhar imagens e procedimentos operacionais, matérias-primas, material base entre outros.

2-Apresentação da área de panelas

A área de panelas e uma das mais importantes e críticas dentro do processo produtivo da aciaria, todo o aço produzido nos convertedores será vazado em panelas devidamente preparadas e aquecidas. Para que seja recebido o aço a panela passa por detalhada preparação e inspeção, para que não aja nenhum incidente ou acidente, todos os componentes nelas contidos como os materiais refratários e os mecanismos de vazamentos devem está de acordo com o previsto para operação. Na área de panelas é realizada a movimentação, montagem e desmontagem dos componentes de vazamento, inspeção de refratário e aquecimento das panelas, avaliação de desgaste e substituição de componentes. A panela utilizada na aciaria da GERDAU AÇOMINAS tem capacidade nominal de 220 t.A panela de aço é um recipiente cilíndrico com a carcaça em ferro fundido, revestido internamente com tijolos refratários. A panela possui uma válvula no fundo por onde passa o fluxo de aço que é controlado por um mecanismo de abertura e fechamento, atualmente a aciaria, possui panelas com mecanismo do sistema linear, este mecanismo é responsável pelo controle de vazão do aço para o distribuidor ou lingoteira.

3 - Operações na área de panela

Atividades realizadas pelo operador de preparação de panelas.

Inspecionar panelas, preparar e montar válvula superior e plug nos tijolos sede, providenciar o aquecimento de panelas e cortar cascões quando necessário. Inspecionar, e caso necessário solicitar á mecânica ou elétrica a substituição de peças e componentes do mecanismo (motor) ou cassete.

Também é necessário inspecionar, identificar as placas que devem ser montadas ou trocadas, bem como a válvula inferior de acordo com o tipo de aço a ser produzido, sinalizar as manobras das panelas conforme a rota programada.

3.1 – Orientar as operações de ponte rolante na movimentação de panelas.

Orientar os operadores de ponte rolante para que as panelas sejam posicionadas em determinados locais, sem que aconteça nenhum incidente ou acidente, informando o operador de ponte de carga líquida quais são os obstáculos que o mesmo não consegue visualizar devido à distância. Faz-se também a orientação quanto à rota de panela, ou seja, a panela segue uma rota de produção determinada pela programação, e controle da produção, esta central programa onde a panela irá receber o aço líquido e onde ela irá vazar este aço, isto sendo realizado de acordo com o programador da área de panelas que informa ao operador especializado e aos demais colaboradores a vida das placas, o diâmetros das válvulas, conforme o aço a ser produzido e á sua rota de produção. A orientação é necessária também quando alguma panela deve ser posicionada para a limpeza de borda, retirada de válvula superior e plug, ou mesmo quando a panela deve ser reparada pela manutenção refratária e mecânica.

3.2 – Inspecionar e efetuar troca de válvulas superiores e inferiores das panelas de aço.

A inspeção da válvula superior ou inferior é realizada para verificar a necessidade da troca da válvula, observando também se houve desgaste no refratário após a corrida que estava na panela ter sido lingotada. As válvulas inferiores são trocadas para que válvulas com diferente diâmetro sejam fixadas com argamassa refratária a fim de evitar infiltração de aço no cassete e mecanismo da panela.

3.3 – Programação de panelas

Durante esta etapa do estágio, acompanhei e aprendi com o colaborador que trabalha na sala de controle da área de panelas.

O acompanhamento da produção é realizado através de consulta ao sistema interno de seqüenciamento de produção da aciaria. Através do sistema interno de dados de produção, obtemos a rota e os tipos de aços a serem produzidos durante o turno de trabalho.

A decisão quanto á identificar o diâmetro das válvulas a serem utilizadas, as placas a serem montadas, trocadas, são realizadas pelo operador especializado junto ao programador de panelas, visando adequar ás panelas, ás necessidades, particularidades e especificações do processo.

É o programador de panelas que se encarrega em registrar a panela que recebeu determinado aço a ser produzido no sistema interno, para que demais áreas tenham acesso e para que seja possível localizar a panela no fluxo produtivo, o programador de panelas registra também via relatórios atividades realizadas durante o turno de trabalho e anormalidades do processo.

3.4 – Preparar a argamassa para assentamento da válvula no tijolo sede.

A argamassa é preparada de maneira que ela fique pastosa para que ela não caia antes da válvula superior ser posicionada no tijolo sede e para que assim a massa tenha maior contração na sede, evitando infiltração.

A atividade de preparação da argamassa é de fundamental importância na preparação de panela, pois a boa fixação da válvula na sede depende da contração da argamassa na sede e somente uma boa consistência da argamassa garante tal condição, deve-se atentar as práticas padrão adotadas para evitar falhas, pois tal fato pode acarretar em acidente ocasionando perdas com pessoas, processo e produção na área onde a panela contém o aço (convertedor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com