TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Trabalhos

Exames: Relatório De Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADE CATARATAS

FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO DOS TRABALHOS

Foz do Iguaçu - PR

2013

Sumário:

Introdução 2

Capacitor 3

Condutores Elétricos 4

Resistor 5

Para-raios 6

Maremotriz 7

Introdução

Neste trabalho iremos fazer um breve relatório a respeito das palestras apresentadas em aula, sobre os seguintes assuntos, Capacitores,Condutores Elétricos,Resistores,Para-raios,Maremotriz.

Capacitor

O capacitor é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.

Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas.8 Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante (ou dielétrico). A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero.

A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância ou capacidade (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial ou tensão (V) que existe entre as placas:

Em um circuito pode-se ligar os capacitores de duas maneiras, em paralelo e em série, num circuito de capacitores montados em paralelo todos estão sujeitos à mesma diferença de potencial (tensão), ja no em série a corrente que flui é a mesma, porém cada capacitor terá uma queda de tensão (diferença de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenças de potencial (tensão) é igual a diferença de potencial total.

Capacitores são comumente usados em fontes de energia onde elas suavizam a saída de uma onda retificada completa ou meia onda.

Por passarem sinais de Corrente Alternada mas bloquearem Corrente Contínua, capacitores são frequentemente usados para separar circuitos Corrente alternada de corrente continua. Este método é conhecido como acoplamento AC.

Capacitores também são usados na correção de fator de potência. Tais capacitores frequentemente vêm como três capacitores conectados como uma carga trifásica.

Condutores Elétricos

Condutores elétricos são materias onde as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente live. Quanto esses materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superficie do material.

Em materiais sólidos, como os metais por exemplo, é possivel que a carga elétrica seja transportada através deles, por isso são chamados de condutores de eletricidade.

Sais, quando dissolvidos, também permite o movimento de cargas elétricas em seu interior, pois eles possuem partículas carregadas.

Os melhores condutores são o cobre,aluminio e a prata.

Quando uma tensão elétrica é aplicada entre duas extremidades de um condutor, uma corrente elétrica é estabelecida, fluindo de uma extremidade até outra.

A oposição que o condutor faz à passagem dessa corrente, numa determinada tensão, pode ser caracterizada pela relação R=V/I onde V é o valor da tensão aplicada medida em volts, I é o valor da corrente em ampéres e R é a resistencia elétrica medida em ohms.

A propriedade elétrica que determina se um material apresenta grande ou baixa resistência à passagem da corrente elétrica é a denominada: resistividade elétrica, típica de cada material e representada pela letra grega ρ. Esta é mensurada através da resistência(R), área de secção transversal(A) e distância entre os pontos de condução(l). A sua fórmula é:

ρ = R*A/l

Mas para se determinar se um material é bom ou mau condutor usa-se outra grandeza elétrica: a condutividade, representada pela letra grega, σ (lê-se sigma). Que nada mais é que o inverso da resistividade elétrica, ou seja:

σ = 1/ρ

Sua unidade de medida é o [(Ω-m)^-1].

Condutores: apresentam condutividade alta, em torno de 10^7 [(Ω-m)^-1].

Resistor

Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, que possui a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm.

Causam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com