TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Visita A Sala Multifuncional

Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Visita A Sala Multifuncional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  4.306 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estadual do Ceará – UECE

Faculdade de Educação de Crateús – FAEC

Curso: Pedagogia – Licenciatura Plena - 8º Semestre

Disciplina: Educação de Excepcionais

Profº: Zilmar

Equipe: Amanda Maroana Paiva Mota Menezes

Possidônio Soares dos Santos Neto

Tancredo Leopoldino Torres

Relatório

Visita a Sala Multifuncional – E.E.F.M. Lourenço Filho

Crateús – CE

Setembro / 2010

1 Introdução

O presente relatório é uma síntese da observação realizada na Sala Multifuncional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola de Ensino Fundamental e Médio Lourenço Filho. A escola está localizada no centro da cidade de Crateús, atende alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e alunos portadores de necessidades especiais, passou recentemente por uma reforma, onde suas instalações apresentam melhor comodidade ao corpo discente, docente e administrativo.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial, cujo objetivo é complementar a formação dos alunos no ensino regular, voltado para os que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. A partir das necessidades específicas de cada aluno especial, a intenção é promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. No caso da escola Lourenço Filho o AEE é oferecido no contra turno e funciona como um reforço escolar.

2 Conhecendo a Sala Multifuncional da Escola

A sala multifuncional da escola Lourenço Filho, atende alunos da rede pública de ensino, tanto da própria escola, como de outras que encaminham os estudantes para receberem o atendimento especial. A sala possui recursos tecnológicos, tais como computadores e notebook, teclado tipo colmeia, para facilitar o uso de alunos portadores de deficiência física para facilitar o apoio com as mãos, possui mesa, cadeiras, armários, estantes. Quanto aos recursos didáticos pedagógicos dispõe de jogos educativos, textos ilustrados, material dourado dentre outros. È uma sala com estrutura pequena, porém aconchegante. Da origem dos recursos, fomos informados que os equipamentos vêm do Governo Federal, e parte do material didático também. E a estrutura de apoio é do Governo do Estado, no caso, a escola estadual.

3 Da Recepção à Observação na Sala Multifuncional

A visita foi realizada no dia 01 de setembro do ano corrente, por uma representante da equipe, a Amanda. A recepção foi feita inicialmente pela diretora da Escola, a professora Kátia e pela secretária, a senhora Idevalda, que, por sinal, ficaram felizes em receber alunos da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) no referido estabelecimento de ensino. Posteriormente encaminharam-na a sala de apoio. A professora que estava presente na sala multifuncional era a professora Márcia, que é graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Especial. Os alunos que lá se encontravam chamam-se Ludmila e Roger de 9 anos de idade e Emerson de 11 anos, os três são surdos, e a garota é também portadora de deficiência física.

Observou-se que os alunos independentes de serem portadores de necessidades especiais, são alunos como quaisquer outros que interagem entre eles e que são tratados pela equipe escolar com respeito as suas diferenças. Notou-se que são crianças alegres, inteligentes, sensíveis, e que a diversidade não deve ser encarada como um problema, mas como uma oportunidade de enriquecimento individual, social e de ensino aprendizagem.

Cada aluno especial atendido pelo AEE da escola Lourenço Filho, segundo relato da professora Márcia, tem uma realidade diferente e são de famílias humildes. Apesar da assistência prestada pela escola, esses alunos precisariam de mais apoio, principalmente familiar, pois segundo ela, muitos não fazem se quer as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com