TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sala São Paulo - Visita

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ARTIGO:

SALA SÃO PAULO

IMPRESSÕES SOBRE VISITA E PESQUISA

Por Leo Cardi

RA 6792594

Curso de Produção Audiovisual – Design Sonoro – Prof. Rodrigo Vitta

FIAM FAAM 2015

[pic 2]        A SALA SÃO PAULO

[pic 3]        A sala são paulo é um monumento histórico em uma metrópole que possui o histórico de ser a cidade do cimento, que a cada se reforma e se adapta as condições adversas em que lhe são impostas, as vezes por si mesma em torno do principio imaterial do progressismo.

Embora a duras penas (sem que houvesse a percepção disso) em razão da degradação dos espaços urbanos inflingirem ao patrimônio cultural, como por exemplo aos casarões antigos, que jazem dando lugar aos edificios modernos, eis que surge, como vanguarda do movimento artistico, a sala são paulo.

 “(...) em plena Cracolândia, uma das áreas mais degradadas da cidade, a Sala São Paulo parece ser a expressão acabada e atual desse disparate chamado Brasil. A justaposição ostensiva entre luxo e lixo talvez a torne, para alguns, escandalosa e intolerável. Contudo, ela representa a regra e não a exceção de uma “sociabilidade” com a qual já nos acostumamos a conviver, como se fosse uma segunda natureza. Se o contraste entre a Sala e seu entorno repõe conhecidas figuras contraditórias da experiência brasileira, como a superposição de vanguarda e atraso, a novidade, neste caso, consiste em não mais escamotear o caráter revanchista do processo em curso.” (WISNIK, 2000, p. 3)

A Sala São Paulo está localizada na região de Campos Elíseos, centro da cidade, que também é conhecida por abrigar a Estação da Luz, próxima a sede da sala de concertos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, Memorial da Resistência, Escola de Música do Estado de São Paulo e a Estação Pinacoteca.

A sala de concertos está em um bairro que abriga classes baixas da sociedade e que acaba recebendo as classes mais altas nos dias de apresentações, exemplificando a diversidade social, cultural e econômica pungente de nossa atual capital paulista.

Hoje, a sala é um patrimônio tombado, ou seja, constitui do patrimônio histórico da capital paulista. Além disso, o prédio ressalta a importância para a cultura contemporânea. Em minha visita, pude notar que possui um hibrido entre clássico e tecnológico.  

No intuito de diferenciar-se do patrimônio histórico, tudo o que foi construído após o tombamento teve que ser em cores e materiais diferentes dos originais, como as passarelas que levam aos camarotes e ao mezanino, e a própria estrutura da sala, com cadeiras em madeira pau-marfim, e o teto móvel.

A acústica é incrível, e a reverberação do som se torna expansível de modo claro e altamente perceptível. O local é asseado e denota um clima de muita integração, harmonico e acessíbilidade. A beleza da Sala São Paulo é reconhecida mundialmente e a qualidade de suas instalações são um grande diferencial para quem se apresenta e trabalha diariamente com música e arte.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sobre a tecnologia e o teto ajustável - http://www.ladder.com.br/cases/ detalhes/2/sala-sao-paulo;

História da Sala São Paulo - http://www.salasaopaulo.art.br/ paginadinamica.aspx?pagina=historia 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com