TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Filme O Informante

Trabalho Escolar: Relatório Do Filme O Informante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 2

O Informante refere-se à denúncia da indústria de tabaco. Lowell Bergaman (Al Pacino) é um produtor de televisão (emissora CBS) que recebe na porta de sua casa uma caixa sem remetente, contendo relatórios de pesquisas realizadas sobre manipulação de componentes para aumentar o grau de dependência do cigarro. Como não entende as documentações, Bergman procura ajuda e lhe indicam Jeffrey Wigand (Russel Crowe).

Wigand é um ex- biologista da Brown & Williamson, uma grande indústria de tabaco americana; porém Wigand assinou um termo de confidencialidade, para garantir benefícios como convênio médico. Quando é procurado por Bergman, Wigand recusa a conversar, porém Bergman insiste em um encontro.

Após algumas conversas com o jornalista, porém sem revelar absolutamente nada, Wigand passa a sofrer ameaças, porém Wigand começa a pesar as consequências de revelar a verdade e a responsabilidade sobre o segredo que guarda, e finalmente é convencido a dar seu depoimento à rede de televisão.

Para atacar a credibilidade, a Brown & Williamson começa a investigar o passado da fonte e a divulgar os fatos investigados, além de ameaçar judicialmente a CBS. Como a CBS estava prestes a ser vendida e perderia compradores caso sofresse um processo. Os executivos e advogados da CBS decidem que o programa iria ao ar sem o depoimento de Wigand. Bergman para mudar esta decisão, “bate de frente” com o apresentador do programa e defende sua fonte, que se arriscou ao contar o que sabia sobre as companhias de cigarros. As revelações de Wigand acabam indo ao ar, editadas com cenas de executivos da companhia de cigarros negando ter conhecimentos de que o cigarro causava algum mal.

Este filme é baseado em uma história real. Em 1994 um ex-executivo das industrias de tabaco falou ao 60 minutos, da rede CBS, e graças à esta entrevista, os fabricantes de cigarros tiveram que pagar cerca de U$ 246 trilhões em indenizações nos EUA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com