TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise ética e moral do filme "Informante"

Artigo: Análise ética e moral do filme "Informante". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e Moral

Uma análise sobre filme O Informante

O Informante Conta a história de um produtor de programa de televisão e de um cientista recém- demitido de uma das sete maiores empresas de tabacaria dos Estados Unidos que tem como base profissional o comprometido com a verdade, a integridade, a moral e a credibilidade.

Esses valores entram em conflito, a todo instante, com a busca do lucro nos negócio, seja da rede de televisão, seja da indústria tabagista.

O filme mostra como o segredo industrial, criado com o objetivo de garantir aos investidores os lucros decorrentes das inovações tecnológicas e a proteção do negócio contra a concorrência, pode esconder informações essenciais à população.

É possível encontrar, desde as primeiras cenas, conflitos éticos tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Após ser demitido, Jeffrey Wigand assina um contrato de confidencialidade e, caso cumprisse o contrato, a empresa tabagista pagaria seus direitos trabalhistas e o plano de saúde de sua família, principalmente de suas filhas. É nesse contexto que o personagem Lowell Bergman, Al Pacino, entra. Ele tenta convencer Jeffrey a revelar o segredo através de uma entrevista ao programa 60 minutos, da CBS. Sem cortes, sem edição.

Fazendo uma comparação com ética empresarial quantos funcionários deixam de mostrar para a sociedade certas nocividades geradas pelos produtos e tecnologias, deixando de lado assim, a ética e moral social em detrimento do acordo legal estabelecido com a empresa. O filme entra em outro conflito ético dentro do jornalismo e da liberdade de imprensa quando a entrevista está pronta para ser veiculada a equipe descobrem a presença de um dos advogados da matriz da CBS que está avaliando o conteúdo já que a empresa de tabaco é um dos maiores anunciantes da emissora.

Quando falamos de ética e moral falamos sobre a ação da conduta humana ao fazer certo e errado; ao bom e mau comportamento.

Ato moral é o íntimo do indivíduo.

O ser humano está condenado a decidir de forma pessoal ou de forma intransferível. Ele faz, realiza e executa certo e errado; bom e ruim; deve e não deve; obrigado ou não.

O filme relata sobre caráter. A pergunta que dita o filme é: o que você seria capaz de fazer para permanecer íntegro? Quanto vale seu caráter?

Wigand não questiona o ato de fumar em si, nem tampouco as estratégias da indústria de cigarro para manter seus consumidores; questiona é a extensão de sua responsabilidade como cientista diante de uma ameaça a milhões, no caso uma substância cancerígena que estaria sendo adicionada à nicotina.

Lowell, por sua vez, não está simplesmente preocupado com o que deve ou não ir ao ar e por quê. Preocupa-o bem mais a segurança da sua fonte e a que ponto o homem, o indivíduo, possuidor de um nome, uma família, um emprego e, principalmente, dignidade, até que ponto este homem está disposto a ir para manter-se íntegro, em paz com sua remota "ética".

Analisando sobre a visão ética profissional proposta em aula A ética profissional é um conjunto de atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com