TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Museu Goiânia

Por:   •  5/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO SOBRE VISITA AO MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA

[pic 1]

GOIÂNIA

2016/2

RELATÓRIO SOBRE VISITA AO MUSEU DE ARTE DE GOIANIA

[pic 2]

GOIÂNIA

2016/2

SUMÁRIO

1.        Introdução        1

2.        O Museu        1

3.        Exposição inaugural        1

4.        Acervo        1

5.        Das exposições        2

6.        A biblioteca        2

7.        Considerações finais        3

Bibliografia        4



Goiânia,13 de setembro de 2016

Prezada professora Sueli Celia,

  1. Introdução

Durante a visita realizada junto ao Museu de Arte de Goiânia, localizado em Goiânia (Rua 1 n°605, Bosque dos Buritis, St. Oeste), com o objetivo de relatar sobre o museu e seu acervo, foi possível coletar as informações apresentadas seguidamente.

  1. O Museu

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) foi criado pela Lei n.º 4.188, em 28 de agosto de 1969, assinada pelo Prefeito Municipal Iris Rezende Machado, sendo o primeiro museu público municipal de artes plásticas da região do Centro-Oeste. Sua inauguração realizou-se oficialmente em 20 de outubro de 1970 pelo Prefeito Manoel dos Reis e a primeira direção do museu ficou a cargo do artista plástico Amaury Menezes.

  1. Exposição inaugural

Em sua exposição de inauguração no ano de 1970, foram expostas 48 peças, que participaram da mostra original do I Congresso Nacional de Intelectuais (1954). Obras quais, foram adquiridas por meio de doação, pelo padre Cristóvão Álvares, então Reitor da Universidade Católica de Goiás (atualmente, Pontifícia Universidade Católica de Goiás), pelo colecionador Aloysio de Sá Peixoto e por outros artistas goianos. Dentre as peças constituintes desta exposição estavam: desenho de Ionaldo Cavalcantti, gravuras de Carlos Scliar, Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, Guido Viaro, Mário Gruber, Paulo Werneck e Renina Katz e pintura de Inimá Paula.

  1. Acervo

Seu acervo é constituído de 6 coleções, sendo elas: Acervo do I Congresso de Intelectuais (1954), Exposição de Inauguração do MAG (1970), I Salão Regional de Artes Plásticas (1981), I Salão Nacional de Artes Plásticas (1984), II Salão Nacional de Artes Plásticas (1985) e o Acervo Geral, formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como: Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina e muitos outros artistas de expressão nacional e internacional, totalizando 821 obras, de diferentes linguagens artísticas, entre elas, aquarela, desenho, escultura, gravura e pintura, arte objetual, arte popular, batik e tapeçaria.

Em seu período inicial, o MAG recebeu artistas nacionais com tendências modernistas que, em conjunto com artistas regionais do período, viabilizaram a concretização do ideal de um museu municipal para as artes.

  1. Das exposições

No MAG acontecem exposições de caráter temporário e permanentes. As Temporárias são exposições de duração delimitadas, que normalmente não integram à coleção do museu. As Permanentes são aquelas exposições na qual as obras expostas fazem parte de seu acervo fixo. Por este motivo estas mostras estão sempre à disposição do público divulgando de modo contínuo a coleção particular do museu.

O MAG possui atualmente duas salas de exposições, que recebem o nome de dois artistas que foram de suma importância para a formação do MAG, a sala Amaury Menezes (Primeiro diretor do MAG), destinada a exposições específicas do acervo do MAG (longa duração), e a sala Reinaldo Barbalho (Artista plástico e Ex. diretor do MAG), dedicada a exposições do acervo do MAG e de artistas ou entidades proponentes.

  1. A biblioteca

Além das obras já mencionadas, o MAG possui também uma biblioteca com acervo bibliográfico e documental diversificados referentes a arte visual produzida em Goiás e também a arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional. Atualmente, seu acervo é composto por 200 livros, 100 periódicos, 3000 catálogos, e mais de 5000 documentos em outros suportes, tais como, DVD, CD, VHS, fita cassete, recortes de jornais, folders, convites, manuscritos etc. Todo material está disponível para consulta local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com