TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial Brincadeiras Sensoriais Para Estimular os 5 Sentidos

Por:   •  5/6/2022  •  Ensaio  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Wellington César Miranda Pereira RA: 2014229

Eliane Cristina Zanotti RA: 2004523

Jéssica Aparecida Dias Pereira RA: 2005278

Marcia Cristina Inuy Hamada RA:  2005017

Maria Thereza Nunes da Silva RA: 2002255

Paulo Sérgio Rodrigues RA: 2011142

Silvia Cristina das Neves RA: 1810171

Brincadeiras sensoriais para estimular os 5 sentidos

Guaíra - SP

2022


UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Brincadeiras sensoriais para estimular os 5 sentidos

 

 

Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

                                                                       

Guaíra - SP

2022


PEREIRA, Jéssica Aparecida Dias; DA SILVA, Maria Thereza Nunes; PEREIRA, Welington César Miranda; BELETTI, Hiregor de Paula; RODRIGUES, Paulo Sérgio; HAMADA, Marcia Cristina Inuy; ZANOTTI, Eliane Cristina; DAS NEVES, Silvia Cristina. Brincadeiras sensoriais para estimular os 5 sentidos. 00f. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Ana Paula Penna. Polo Guaíra, 2022.

RESUMO

Até 250 palavras incluindo: breve introdução, objetivos, metodologia adotada, resultados obtidos e considerações finais. Formatação: Espaçamento simples, parágrafo único.

PALAVRAS-CHAVE: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3; Palavra 4.


                                               SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2. DESENVOLVIMENTO        2

2.1 Objetivos        2

2.2. Justificativa e delimitação do problema        3

2. 3. Fundamentação teórica        5

2.4. Metodologia        7

REFERÊNCIAS        9

1. INTRODUÇÃO

Toda aprendizagem na primeira infância, se dá de forma efetiva a partir dos cinco sentidos que o ser humano desenvolveu, são eles: visão, olfato, paladar, audição e tato. Por isso, atividades sensoriais, são de grande relevância durante o processo de aprendizagem das crianças.

Essas explorações perceptíveis, permitem que os pequenos, conheçam o mundo ao seu redor de diversas formas, se redescobrindo, aceitando, gostando de si e de tudo aquilo que está ligado ao seu entorno. Fortalecendo vínculos necessários para um bom desenvolvimento da aprendizagem de forma adequada e saudável.

As conexões entre os neurônios que transmitem e armazenam informações atingem seu ápice até os 7 anos da criança, e ao estimular os cinco sentidos, os neurônios são ativados. A cada conexão, uma informação é associada à outra e vai produzindo pensamentos inovadores e criativos.

As conexões não utilizadas, são eliminadas por meio de um processo natural de seleção.

Prova de tudo isso, é que as lembranças preferidas de infância, geralmente estão associadas a um aroma, som ou sabor (que são as chamadas memórias afetivas). O cérebro é capaz de recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos.

A descoberta da criança, ocorrerá de maneira simples e verdadeira demonstrando sempre algo novo, desde que a criança seja respeitada em seu tempo e ritmo de aprendizagem.

Experimentar, manusear texturas e objetos do cotidiano é uma forma de oferecer a oportunidade de estimular as crianças durante as brincadeiras, por meio das atividades sensoriais.

É neste âmbito, que será desenvolvido o projeto integrador pelos alunos da UNIVESP, dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras, estudantes no pólo – Guaíra, e integrantes do grupo-011 da referida disciplina, em conjunto com o Centro de Ensino Infantil Nilce Fugió Akashi, o local escolhido pelo grupo, para desenvolver tal atividade com as crianças usando as atividades lúdicas, envolvendo os cinco sentidos.

O CEI NILCE FUGIÓ AKASHI   está localizado na cidade de Guaíra - SP, na Rua 16 B, 1248 - Bairro Joaquim Pereira Lelis e faz parte da secretaria municipal do município de Guaíra.  

O CEI " Nilce Fugió Akashi ", recebeu o nome da nutricionista municipal (in memoria) Nilce Fugió Akashi , que também foi chefe da central de alimentação escolar do município , onde desenvolveu um belíssimo trabalho, na merenda escolar do município,  foi inaugurado na gestão da Presidente do Brasil  "Dilma  Rousseff " , tendo como ministro da Educação " Fernando Haddad " , no  dia 21 de março de 2011 ,  sob a gestão do então Prefeito Municipal : José Carlos Augusto e Vice Prefeito: Edvaldo Donizete Morais e Coordenadora de Educação do município: Maria Lúcia da Silva Garcia Leal.

O CEI Nilce atende aproximadamente 257 alunos inscritos e ativos, divididos em: Creche, Pré - Escola e Educação Especial.

Localizada na área urbana do município, no bairro de classe média/baixa, onde os pais e responsáveis são cidadãos trabalhadores e que necessitam do centro para acolher e educar intelectualmente o desenvolvimento de seus filhos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Objetivos

Este trabalho é baseado na atual realidade escolar do ano de 2022, o qual se vive em um momento de pós pandemia, que afeta não só as escolas, mas as famílias e toda a sociedade mundial. Durante todo o período de pandemia as escolas ficaram fechadas, tendo que reinventar os métodos de ensino e aplicá-los por meio do “online”, resultando em um ensino que apesar de presente, deixou grandes lacunas na aprendizagem. E com o retorno das aulas presenciais, tem se notado, cada vez mais, a dificuldade de interação e assimilação dos alunos, com as mais diversas atividades. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com