TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Brincadeiras e Jogos sensoriais e motores

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Daniela Martinez Andrade

RGM:  16505832                                         Polo: Cuiabá Centro de Educação a Distancia

Tutor(a) Paula Paes

Disciplina: Brincadeiras e Jogos sensoriais e motores

O brincar, qual o siginificado da palavra brincar? ao procurarmos no dicionario encontramos; Divertir-se infantilmente; entreter-se; folgar, foliar. Brincar de aprender, brincar de ensinar, não sabia que era possivel até entrar no mundo da pedagogia e descobrir como é maravilhoso ensinar brincando.

No texto O Brinquedo na Educação Considerações Históricas pude entender a historia a evolução das brincadeiras na educação infantil, mas um autor me chamou a atenção; FRIEDRICH FROEBEL.

Friendrich Froebel defendia um ensino sem obrigações, pois acreditava que o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática. As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.

Ao pesquisar sobre sua atuação na educação infantil foi destacado  ele que foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.

O aprender brincando com as formas, o aprender brincando para se desenvolver, ele acrdeidava que a criança é como uma planta, precisava ser regada para desenvolver e qual era o adubo? a curiosidade, o interesse pela brincadeira que fazia a criança aprender.

É de suma importancia que todo educador tenha esta vontade de ensinar, tenha capacidade para brincar, a escola precisa ser moldada, pois a criança ao ser desafiada, ao interagir sente mais vontade de aprender.

O homem é uma força e não uma mera esponja que absorve o conhecimento exterior. Com essa ideia ele mudou completamente o conceito tradicional do processo educacional.( A IMPORTÂNCIA DE FRIEDRICH FROEBEL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - internet)

Fonte de pesquisa: O Brinquedo na Educação Considerações Historicas

Internet sites diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com