TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial II Estagio De Serviço Social No NASF

Ensaios: Relatório Parcial II Estagio De Serviço Social No NASF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  1.481 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIOLOGIA A FORMAÇÃO

“No final do século passado, o matemático francês Henri Poicaré referiu-se à sociologia como ciência de muitos métodos e poucos resultados. Ao que tudo indica, nos dias de hoje poucas pessoas colocam em dúvida os resultados alcançados pela sociologia: As inúmeras pesquisas realizadas pelos sociólogos, a presença da sociologia nas universidades, nas empresas, nos organismos estatais, atestam a sua realidade”. (pag.18)

A Sociologia por questões de ideias oposicionistas houve uma contradição na forma dos métodos de investigação e das classes sociais.

“A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência possui, em boa medida, uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelos antagonismos de classe.” (Pag 18)

Existia uma divisão em diferentes classes sociais tanto na política e na economia, gerando cada vez mais desigualdades entre a classe rica e pobre.

“O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias, como preferem afirmar alguns sociólogos”. (pag 18)

A sociologia sofre mudanças constantes, visto que o momento histórico de certa maneira interfere na concepção do sociólogo e de certa forma continua a afetar os trabalhos contemporâneos dos sociólogos.

“Os conservadores, que foram chamados de "profetas do passado", construíram suas obras contra a herança dos filósofos iluministas. Não eram intelectuais que justificavam a nova sociedade por suas realizações políticas ou econômicas. Ao contrário, a inspiração do pensamento conservador era a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social”.(pag19)

As ideias dos conservadores considerados “profetas do passado, constituem um ponto de referência para a formação de novos conceitos de realidades sociais, adaptando-se a novas circunstâncias históricas. Pois estes foram grandes fontes de inspiração para novas formas da realidade social.

“A motivação da obra de Comte repousa no estado de "anarquia" e de "desordem" de sua época histórica. Segundo ele, as sociedades europeias se encontravam em um profundo estado de caos social. Em sua visão, as ideias religiosas haviam há muito perdido sua força na conduta dos homens e não seria a partir delas que se daria a reorganização da nova sociedade. Muito menos das ideias dos iluministas”.(pag19)

Camte acreditava que em uma sociedade industrial, só haveria uma maneira de acabar com a desordem e desunião, era a favor da ciência como objeto de investigação para compreender o ser humano em sociedade.

“Também para Durkheim (1858-1917) a questão da ordem social seria uma preocupação constante. De forma sistemática, ocupou-se também com estabelecer o objeto de estudo da sociologia, assim como indicar o seu método de investigação” (Pag24).

Para Durkheuim a ordem social não era uma preocupação meramente econômica e sim, cabia a ciência investigar e criar novos meios ou novas ideias de comportamento do indivíduo viver em sociedade

“A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com