TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Projeto

Por:   •  14/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

AMANDA MAZZEI DOS SANTOS

MARCELLA CAROLYNE

REBECCA STUPELLO

THAINAH AZEVEDO GONÇALVES

OFICINA CRIATIVA

Relatório Final

                                              Trabalho apresentado com requisito  parcial para aprovação

                                              na disciplina de Fundamentos do Design Gráfico da                                

                                              Faculdade de Design Gráfico, Universidade Anhembi      

                                              Morumbi.

                                              Professora Engracia

São Paulo

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Escola de Vhutemas
  3. Romero Britto
  4. Relação Escola com Artista
  5. O projeto
  6. Paineis Referenciais
  7. Identidade Visual
  8. Exposição Final dos Trabalhos e Premiação
  9. Tipografia e Cores
  10. Considerações Finais

1.INTRODUÇÃO

Com este relatório visa apresentar uma Oficina criativa com base em pesquisas de referencias o livro “ O Artífice de Richard Senett,  os principais pontos da escola Russa Vhutemas tais como formas e cores e também o Artista Romero Britto onde as crianças  do ensino fundamental irão ter a oportunidade de desenvolver atividades artísticas com base nos traços de Romero Britto e criar sãs próprias obras com base no tema que envolve o meio ambiente.

Com isso as crianças irão utilizar pinturas em telas, papeis e produtos recicláveis para desenvolver suas obras de artes sendo que o projeto terá duração de 6 meses. No final da Oficina Criativa os alunos terão a chance de ganhar premiações devido a exposição que será realizada na escola para apresentação das obras e os professores escolherem as 10 melhores para premiações.

A Oficina Criativa visa mostrar que todos é capazes de ser grandes artistas, pois a criatividade está em todos nós e com base na oportunidade e treinamento podemos desenvolver através das formas básicas grandes projetos e obras para nosso futuro.

O grande artista começa com a oportunidade e treinamento, e a fase infantil é o melhor momento para se desenvolver esse lado e terem a chance de serem bem sucedidos desde cedo, por ter começado com uma oportunidade de demonstrar o verdadeiro talento  através de um projeto na infância!

2.ESCOLA DE VHUTEMAS (1920-1930)

Vkhutemas  foi uma oficina de artes e tecnologia criada na Rússia, em Moscou  em 1920. Esta era uma escola estadual, que foi criada por Lênin com o objetivo de preparar artistas para o setor industrial, administrativo e da área de construção.

O Curso

O curso básico introdutório foi uma parte importante do novo método de ensino que foi desenvolvido na Escola de Vkhutemas, e tornou- se obrigatório para todos os estudantes, independente da especialização futura que o aluno viesse escolher.Este método foi baseado em uma combinação de disciplinas artísticas e cientifica.

No inicio de 1920 o curso básico consistiu dos seguintes módulos:

  • A influencia das cores
  • Forma sobre a cor
  • O espaço em relação a cor
  • Construção
  • A simultaneidade das formas e cores
  • O volume no espaço
  • A relação entre cor, forma, espaço e construção

A escola era dividida em cinco departamentos:

  1. O Departamento  de Artes
  2. O Departamento  Industrial
  3. O Departamento Têxtil
  4. O Departamento de Metalurgia e Madeira
  5. O Departamento de Arquitetura

1.O Departamento de Artes

O principal movimento de artes que influenciou a escola foi o construtivismo e o suprematismo. Na arte suprematista a figura principal foi Kazimir Malevich que se juntou ao corpo docente da escola em 1925. Neste curso a Educação artística era multidisciplinar, e eram comuns os workshops mensais com por exemplo o da teoria da cor.

2. O DEPARTAMENTO INDUSTRIAL

A indústria teve a tarefa de preparar um novo tipo de artista capaz de trabalhar não só na arte e na pintura tradicional, mas também capaz de criar todos os objetos no ambiente humano. A filosofia deste curso era criar produtos viáveis e funcionais que eram os conceitos básicos exigido por uma empresa.O  mobiliário criado na escola explorou as possibilidades de novos materiais, tais como madeira e tubos de aço. A partir daí nascem novos meios e inúmeras possibilidades, deixando o tradicional material para trás.

3. O DEPARTAMENTO TÊXTIL

O departamento têxtil foi coordenado pela designer construtivista Vavara Stepanova. Como em outros departamentos, a educação foi utilizada em linhas utilitaristas, mas Stepanova incentivou seus alunos a se interessar pela moda, sempre observando e levando em consideração as características sociais. Neste curso o foco para estamparia impressa era muito grande, e nelas eram expressadas situações do cotidiano da época.

4. O DEPARTAMENTO DE METALURGIA E MADEIRA

O coordenador do departamento foi Alexander Rodchenko, que foi nomeado para o cargo em 1922. O departamento de Rodchenko foi mais abrangente do que o nome sugere, concentrando-se em exemplos concretos e abstratos da concepção do produto. O curso oferecia matérias como:

  • Matemática
  • Geometria descritiva
  • Mecânica teórica
  • Física
  • História da arte e da política de alfabetização
  • Espaço volumétrico
  • Estágios em fábricas

5.O DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA

A arquitetura na escola de Vkhutemas foi dividido em dois campos: a escola neoclássica Zholtovsky Ivan, e as oficinas da Izquierda Unida ou Obmas. No curso arquitetônico o construtivismo e o suprematismo foram importantes influências curriculares.Os dois campos eram extremamente unidos, e em 1927 um grupo organizou a “Primeira Exposição de Arquitetura Moderna” na Vkhutemas. A escola de arquitetura foi uma das mais importantes, e visadas pela sociedade, pois estes “construíam a cidade” como o Metrô de Moscou, que foi criado por um aluno que desenhou em 1932, se tornando um dos arquitetos mais prolíficos.A principal filosofia do departamento de arquitetura era: “o material básico de arquitetura é o espaço”. O método desta era:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (531.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com