TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Estória "Guerra de Tróia".

Por:   •  29/8/2017  •  Artigo  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Narrativa

Ilíada, trata-se de um clássico da literatura da obra de Homero que narra o décimo e último ano da guerra de Tróia. O cenário mitológico acerca de Ilíada, está repleto de romance e intrigas e a influência dos Deuses na vida dos homens.

A História por trás de Ilíada se origina com a Ninfa Tétis, dona de uma beleza admirável, Tétis era desejada pelos Deuses do Olimpo. Porém, existia uma profecia sobre essa ninfa que dizia que "Quem namorasse Tétis, teria um filho muito poderoso que destronaria o pai", então para não correr risco de perder seus poderes os Deuses arranjaram um casamento para Tétis com um reles mortal chamado Peleu.

Sendo assim todos os Deuses e Deusas foram convidados para a cerimônia, menos Erís que era a deusa da discórdia, Erís ficou ofendida e foi à festa de forma invisível e estando lá pôs sobre a mesa uma maçã de ouro com uma mensagem escrita "para a mais bela da festa", isso gerou uma discussão entre as Deusas mais belas, Hera (deusa do casamento), Atena (deusa da sabedoria e das artes) e Afrodite (deusa do amor), cabendo ao deus mais poderoso ZEUS decidir qual seria a mais bela.

Mas ZEUS não queria se envolver nessa briga e deixou a decisão à cargo de um jovem príncipe de Tróia chamado Páris. Diante das três deusas, Páris teria que fazer o julgamento e eleger a mais bela. A fim de ser escolhida, cada deusa ofereceu algo ao jovem príncipe: Hera ofereceu vitória na guerra, Atena ofereceu sabedoria e Afrodite ofereceu o amor da mulher mais bela do mundo. Páris, então elegeu Afrodite como a mais bela de todas.

Como fruto do casamento entre Tétis e Peleu, nasceu Áquiles, o mais poderoso guerreiro grego, que quando criança foi mergulhado por sua mãe no rio Estige, este ato o tornou quase imortal sendo que somente seus calcanhares eram seu ponto fraco por ser a parte do corpo segurada por sua mãe.

Ilíada

O tempo passou e um dia o príncipe Páris foi a Esparta, na Grécia e lá avistou a mulher mais bonita do mundo chamada Helena. Se cumpria então a promessa da deusa Afrodite de que ele teria o amor da mulher mais linda, mas Helena estava casada com o Rei Menelau. Apaixonados Páris e Helena fugiram para Tróia causando o ódio do Rei Menelau, que iria ao resgate de sua esposa com o apoio de seu irmão Agamenón um grande general Rei de Micenas. Este foi o pretexto para a guerra de Tróia que durou cerca de 10 anos.

A história começa com foco numa contenda entre o rei Agamenón e o guerreiro Áquiles, pois Agamenón possuía uma escrava chamada Criseída, filha de um sacerdote do deus Ápolo, que lançou uma maldição causando grandes problemas a quem raptou sua filha. Com isso Agamenón devolveu Criseída a seu pai, mas resolveu roubar a escrava de Áquiles, chamada Briseída. Áquiles ficou furioso e resolveu abandonar a guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com