TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da MFB

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

CIMATEC – CAMPUS INTEGRADO DE MANUFATURA E TECNOLOGIA

CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO

MFB: Mineração Fazenda Brasileiro

Salvador

2015

SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

CIMATEC- CAMPUS INTEGRADO DE MANUFATURA E TECNOLOGIA

TÉCNICO EM MINERAÇÃO

MFB: MINERAÇÃO FAZENDA BRASILEIRO

MARCOS (...) BARRETO

Salvador

2015

RESUMO

Os alunos buscaram vincular seu conhecimento prático ao contexto escolar, por meio do empenho e participação ativa de todos. A atividade de visita técnica visa o encontro do estudante com o universo profissional, proporcionando a nós participantes uma formação mais ampla. Nela, é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. No nosso caso, estudantes do curso técnico em mineração foram conhecer a MFB – Mineração Fazenda Brasileiro, onde tivemos uma incrível experiência em conhecer uma mina subterrânea.

Palavras Chave: Mina, Ouro, Subterrânea, Mineração, Ventilação.

ABSTRACT

Students sought to link their practical knowledge to the school context, through the commitment and active participation of all. The technical visit activity aimed at student meeting with the professional world, providing us participants a broader training. In it, you can see the real environment of a company up and running, and that you can check its dynamics, organization and all theoretical factors implicit in it. In our case, student technical course in mining was to know the MFB - Mining Fazenda Brasileiro, where we had an amazing experience to meet an underground mine.


Keywords: Mine, Gold, Underground, mining, ventilation.

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO        1

1.1 JUSTIFICATIVA        1

1.2 OBJETIVO        1

2.0 DESENVOLVIMENTO         2

2.1 MFB        2

2.2 LOCALIZAÇÃO         3

               2.3 GEOLOGIA............................................................................................. 3

                    2.4 LAVRA................................................................................................3

                         2.5 VENTILAÇÃO...............................................................................3

3.0 CONCLUSÃO...................................................................................................    4

4.0 REFERÊNCIAS.....................................................................................................5

 

  1.  INTRODUÇÃO

A empresa MFB (Mineração Fazenda Brasileiro) tem como foco principal, a produção de ouro associado à pirita que está em veios de quartzo.

Sabemos que para se ter um melhor resultado, a observação e o conhecimento do campo são de extrema importância para visarmos linguagens técnicas, o funcionamento e o padrão de todos os procedimentos de uma empresa de mineração.

Com relação à disciplina de Ventilação, os alunos encontraram o aprofundamento de assuntos discutidos em sala de aula, mais nunca vistos antes, além disso, a visita serviu de base para a preparação para o futuro de profissionais técnicos em mineração.

Apresenta-se características do maciço, planejamento de lavra, mina a céu aberto, mina subterrânea, métodos utilizados, e alguns equipamentos utilizados para o beneficiamento do ouro.

  1. JUSTIFICATIVA

Como parte integrante da disciplina de ventilação, do curso técnico em mineração, ministrada pela professora Camila Reis, esse relatório foi elaborado após feita uma visita técnica a MFB (Mineração Fazenda Brasileiro) para aprimoramento das teorias estudadas em sala.

  1. OBJETIVO

Proporcionar aos estudantes uma visão técnica da futura profissão. (Conhecendo o que produz a empresa, a sua metodologia, as áreas que poderá se empregar nela, dentre outros fatores).

  1. MFB (MINERAÇÃO FAZENDA BRASILEIRO)

Ao chegarmos à mina passamos por todo um processo burocrático, por a mina ser de extração de ouro e por isso necessitar de um alto índice de segurança não era permitido à entrada com celulares, ou máquinas fotográficas. Depois desse processo de fiscalização recebemos um crachá e fomos para uma sala preencher um formulário sobre segurança. Após isso fomos conduzidos por um geólogo ao deposito de testemunhos da mina, chegando lá ele nos explicou para que serve e como extraem o testemunho.

Logo depois fomos para um auditório denominado (salão ouro) para ouvirmos palestras sobre: a empresa de modo geral, procedimentos de segurança, sua geotécnica, e um pouco da sua geologia.

Ao finalizar todo esse problema de teoria chegou o momento mais esperado da viagem a entrada na mina subterrânea. Fomos divididos em dois grupos. Quando entramos percebemos a ventilação artificial secundária na entrada da mina, percorremos com todos os equipamentos de segurança, que são máscara de fuga, protetor auricular, óculos, capacete, lanterna e botas, para a galeria de uma das minas em atividade: mina G.

Quando chegamos à galeria, era mais atenuante o barulho do fandrill que estava perfurando e preparando o plano de fogo, que em minutos ocorreria um desmonte para avanço. Mais, não atrapalhou a explicação do geólogo, que citou afloramentos de pirita na galeria, identificou chocos que são rochas que caem do teto e da parede da mina facilmente, não são rochas competentes, podendo causar acidentes após a sua queda, também apontou suelex que são usados para estabilizar a galeria, mais deparou com erros geotécnicos, que esses equipamentos não forem colocados adequadamente, a sua função de estabilidade não será realizada efetivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com