TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Vista Técnica

Por:   •  21/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho - EAD

Controle Ambiental - 4° Período

Atividade – Relatório de Visita Técnica

Prof.: Luciano Nóbrega

Apresentação do Trabalho

Apresentamos aqui uma abordagem crítica sobre identificação de geração de resíduos e controle ambiental ou ausência de práticas de minoração dos impactos ambientais causados pela atividade produtiva da empresa..., situada na cidade...

Identificação da Visita

Empresa:

Contato:

Informações da empresa

Responsável pela Empresa:

Informações do responsável

Nome do aluno:

Informações do aluno

Descrição da Empresa Visitada e suas atividades

Exemplo

Descrevemos aqui uma obra de manutenção e ampliação da rede de esgotos, patrocinada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA. A obra consiste basicamente da abertura de valas em terreno firme com substituição de tubulações de PVC ou manilhas de Concreto, ou mesmo ampliação da rede para acesso de novas ruas ao sistema de esgotamento sanitário.

Na referida obra encontramos uma vala principal no qual se estabelece um ramal com tubulações de maior diâmetro e aberturas secundárias com tubulações de menor diâmetro que permitem as ligações até as residências.

Descrição dos Serviços em Andamento na Empresa visitada

Exemplo

1 – Remoção do revestimento da avenida composto de paralelepípedos de granito, com juntas de cimento e areia de forma manual com auxílio de alavanca.

2 – Abertura da vala com uso de equipamento mecanizado ou com ferramentas manuais de corte, a saber: picareta, pá, enxada, alavanca, e outras.

3 – Perfuração e fragmentação de rochas encontradas na ocasião da abertura das valas com o uso de britadeiras.

4 – Nivelamento, marcação e definição do ponto de execução das tubulações enterradas.

5 – Execução de caixas de passagem ou de visita em alvenaria ou de concreto armado moldado no local ou pré-fabricado.

6 – Re-aterro, compactação das camadas de solo sobre a tubulação.

7 – Colocação de colchão de areia e assentamento dos paralelepípedos do revestimento das ruas.

8 – Isolamento da avenida para garantir o repouso técnico do revestimento com a devida proteção e sinalização dos acessos.

Identificação da geração de resíduos e impactos ambientais causados por Atividade

Exemplo

1 – Riscos de Acidente de trânsito caso o isolamento da área para a atividade de construção não seja bem executado e sinalizado. No contato direto com alavanca metálica a um desgaste das mãos provocando calos e vermelhidões. Por falta de habilidade ou imprudência a lâmina da alavanca pode atingir os membros inferiores. Durante a retirada das pedras da linha de abertura, as arestas vivas destas podem cortar as mãos dos operários.

2 – No caso de abertura da vala com equipamento mecânico, por exemplo, retro-escavadeira, há o risco inerente a movimentação do equipamento. Há riscos durante a abertura da vala em razão do equipamento necessitar ser apoiado lateralmente e esse apoio deve ser feito de forma adequada e estável durante o trabalho. O equipamento em trabalho produz um excessivo barulho afetando diretamente o operador e os operários nas proximidades. No caso de abertura da vala com ferramentas de corte, por exemplo, enxada, picareta, pá e alavanca, existem riscos do desgaste manual provocando calos e o risco de corte da lamina da ferramenta aos membros inferiores por imperícia ou imprudência.

3 – A retirada das rochas encontradas na ocasião da abertura da vala com britadeira manual expõe o operador a barulho excessivo, vibração dos membros superiores, elevação da temperatura por trabalhar em área de intenso calor. As pedras ao serem fragmentadas podem ser lançadas a pequenas distancias e atingir transeuntes. A lâmina do equipamento mecânico pode atingir o operário imprudente. Em caso de uso de alavanca ou picareta existem riscos do desgaste manual provocando calos e o risco de corte da lamina da ferramenta aos membros inferiores por imperícia ou imprudência.

4 – No momento de definição da cota topográfica da tubulação há quase sempre a necessidade de um operário entrar na vala e garantir uma pré-compactação da base para as tubulações, nesse momento existem riscos de contato com águas impuras, desmoronamento das encostas da vala. Muitas vezes as manilhas de concreto, no caso de seu uso, são colocadas na vala com um guincho, ou mesmo com a retro-escavadeira, é comum fazer isso com o operário ainda dentro da vala.

5 – As caixas de passagem são pontos de ligação entre ruas perpendiculares ou para corrigir cotas muito íngremes, são executadas em alvenaria ou em manilhas de concreto de diâmetro elevado com uma tampa de aço, nesse caso o transporte das manilhas é um risco, pois se pode cair do guincho e a colocação no ponto exato é um trabalho minucioso que exige cuidado e muitas vezes a ajuda dos operários que usam ferramentas como alavanca para movimentações pequenas. Nesse caso há risco de prender membros em frestas e em espaços confinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com