TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática: Análise de Alimentos

Por:   •  2/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

GRUPO SER EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

CURSO DE BIOMEDICINA

Relatório de Aula Prática: Análise de Alimentos

Inara Tais da Silva Menezes- 18191879

Tifanny de Souza Silva- 18206700

Manaus, 2020

CURSO DE BIOMEDICINA

Inara Tais da Silva Menezes- 18191878

Tifanny de Souza Silva- 18206700

Relatório de Aula Prática: Análise de Alimentos

Relatório de Aula Prática da disciplina de Análise de Alimentos, sob orientação da professora Dra. Claudia Dantas Comandolli

Manaus, 2020 

SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

RESUMO        4

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        10

3.        METODOLOGIA        11

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        14

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

 


RESUMO

Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomoléculas, sendo o amido um deles. O amido é um polissacarídeo importante para os vegetais, pois é a sua principal fonte de energia. Como fontes conhecidas de amido, podemos citar a batata e o arroz. Ele é considerado a principal fonte de carboidratos presente na alimentação humana e é quebrado por enzimas do trato digestivo. Economicamente o amido também é muito utilizado, principalmente na indústria alimentícia, mas também na indústria têxtil, metalúrgica e farmacêutica. Para verificar se um alimento possui ou não amido em sua composição. Basta pingar uma gota de tintura de iodo diluída sobre o alimento e esperar a reação.

O iodo possui capacidade de se ligar ao amido e formar um complexo. Essa interação é visível em virtude da formação de um composto de coloração azul. Assim sendo, se o alimento ficar com coloração azul, ele contém amido.

O objetivo desta aula experimental demonstrativa foi realizar uma prática de identificação de alimentos do cotidiano dos alunos ricos em amido a partir da reação com iodo e verificar se esse tipo de experimentação auxilia no complemento da parte teórica aprendida dentro da sala de aula e se a mesma é aprovada pelos alunos. Para a aula, foi utilizado o iodo para indicar a presença ou não de amido em alguns alimentos do cotidiano dos alunos. Os alunos identificaram presença de amido em 50% dos alimentos analisados.

  1. INTRODUÇÃO

Um alimento é composto por um conjunto de macro e micronutrientes, os quais passam por modificações químicas devido às reações que ocorrem devido ao metabolismo natural do produto, a sua deterioração ou ao processamento tecnológico a que o alimento é submetido. Desta forma, as propriedades químicas das frações que compõem o alimento devem ser conhecidas, e as modificações sofridas pelas mesmas devem ser compreendidas (Andrade, 2006), para garantir a confiabilidade dos resultados obtidos nas análises realizadas (Cecchi, 2003). O conceito de carboidratos complexos tem sido modificado pelas recentes descobertas relacionadas aos seus efeitos fisiológicos e nutricionais. Neste grupo de nutrientes incluem-se o amido e os polissacarídeos não-amido, os quais possuem diferenças em suas estruturas químicas e em seus efeitos fisiológicos (Lobo e Silva, 2003). O amido é formado por dois polímeros, a amilose e a amilopectina, que somente podem ser evidenciados após solubilização dos grânulos e separação. As propriedades mais importantes com influência no seu valor nutricional incluem a taxa e a extensão da digestão ao longo do trato gastrointestinal e o metabolismo dos monômeros absorvidos (Lehninger, 2012). Por outro lado, alguns aspectos físico-químicos do amido podem afetar a sua digestibilidade em um alimento. De um modo geral, os principais fatores que podem interferir no aproveitamento deste polissacarídeo incluem: a sua origem botânica, a relação amilose/amilopectina, o grau de cristalinidade, a forma física e o tipo de processamento do amido, assim como interações ocorridas entre esta substância e outros constituintes do alimento (Lobo e Silva, 2005). Moléculas de alto peso molecular (como a amilose e a amilopectina) podem sofrer reações de complexação, com formação de compostos coloridos. Um exemplo importante é a complexação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em complexo azul e vermelho-violáceo, respectivamente (Souza e Neves, 2019). O iodo é um excelente indicador da presença de amido em alimentos. O amido reage com o iodo na presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa. Quanto maior a quantidade de amido, mais intensa a coloração.


2.  OBJETIVOS

[pic 2]

  1. Objetivos gerais

Identificar os alimentos que possuem amido em sua composição química, pela técnica do uso de solução de iodo e formação de complexo com este carboidrato complexo, observando a intensidade da coloração e tempo para o aparecimento da reação.

  1.  Objetivos específicos.

•        identificar os procedimentos utilizados.

•        categorizar a qualidade dos alimentos

•        avaliar os parâmetros de índice de acidez

  1. METODOLOGIA

[pic 3]

  1.  Materiais e Métodos
  • Solução de Iodo ou Lugo (5g de Iodo/10 g de Iodeto de Potássio)
  • Balão volumétrico de 100 ml

   Amostras:

1. Amido de milho

2. Milho branco

3. Farinha de mandioca

4. Farinha de milho

5. Goma de tapioca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (601.9 Kb)   docx (464.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com