TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Designer Gráfico

Por:   •  12/10/2018  •  Artigo  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Na aula de Organização profissional tivemos uma palestra ministrada pelo professor Leanjoelson, profissional formado na em Desenho Industrial, especializado em Design Gráfico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e fez mestrado em Design,especializando-se na área de tecnologia. A palestra teve como tema principal Design Gráfico, Design de Interface e Web Design. Junto com mais quatro professores fizeram um coletivo, escritório a qual os profissionais se juntam e monta uma empresa única, a deles se chama Cambada, eles juntos suprem a necessidade do outro, quando um recebe proposta de algum projeto e precisa de algum detalhe que este não sabe já haverá outro no grupo que saiba, por exemplo, se no projeto tiver criação de site e aquele que recebeu o projeto não sabe, ele se fala com o professor Lean para fazer a criação desse site.

Ele contou detalhes do seu modo de trabalho, a importância de apresenta-los ao cliente quando já estiver pronto e quando for criar uma marca precisa saber o que ela irá comunicar, sendo assim garantimos a confiança deste cliente e o serviço ganha certa credibilidade, isto é, se torna valorizado. Falou também que o mais importante é o resultado de um trabalho, não o software utilizado, pois este é apenas uma ferramenta usada para alcançar tal resultado. Mostrou alguns de seus projetos dele e do Cambada, sobre Design gráfico e de interface, percebe-se um padrão nas logos e marcas que ele cria, utilizando formas geométricas, isto acaba se tornando a sua identidade. Na criação de marca, produto e projetos de forma geral tem que se atenta para o conceito, pois toda marca transmite algo para quem estará olhando.

As cores também comunicam algo, caso o cliente queira uma cor que não está de acordo com o ambiente ou está incondizente com a mensagem transmitida, o designer deve interferir e convencer o cliente que isso não será bom para a imagem de sua empresa, o que também interfere na imagem do designer, pois este será “culpado” pelo erro do ideal do cliente.

O designer trabalha muito com percepção, pois quando é chamado por um cliente, tem que estudá-lo, observar como está vestido, o ambiente, pesquisar mais a fundo sobre ele, dialogar, pois às vezes na conversa encontramos detalhes para poder chegar a uma conclusão de como criará a marca para esse cliente e chegar a uma boa escolha, não dá certo de primeiro, mas com muitas tentativas, não se pensa no projeto apenas na frente do computador, mas sim no dia a dia, tentar buscar mais detalhes para complementar o trabalho, e concluí-lo de forma bem sucedida.

O professor Lean falou algo muito importante, em relação a divisão do Design, pois muitos designers quando se formam ficam preso só naquilo, diz que não sabe fazer outra a coisa, mas as ferramentas que se aprende pode usar o conhecimento dela para utilizá-la em outra área, mesmo havendo uma separação um depende do outro o aprendizado leva a isso. Quando buscamos o conhecimento alcançamos qualquer caminho, por exemplo, aquilo que se aprende em Design de Produto pode ser usado tanto no Web Design quanto no Design Gráfico, ou em qualquer outro. Tudo o que aprendemos em sala de aula usaremos na área de atuação que iremos escolher, então todo conhecimento é necessário e fundamental para a nossa formação. E através de conversas até mesmo com profissionais de outras áreas o designer pode crescer bastante profissionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com