TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Ensino Médio

Por:   •  21/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

VANESSA DE AGUIAR, RU 661961

ESTÁGIO SUPERVISIONADO-ENSINO MÉDIO: OBSERVAÇÃO E PRÁTICA

CANOINHAS

2017


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

VANESSA DE AGUIAR RU:661961

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado- Ensino Médio: observação e prática, apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional UNINTER. Sob orientação da Tutora local Jamille Henrique                                      

CANOINHAS

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA        5

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA        5

2.2  ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        5

3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        6

3.1  HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO        6

3.2.3 CARACTERISTICA DOS ESPAÇOS OBSERVADOS        8

3.2.4 CARACTERISTICAS DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA        8

3.2.5 CARACTERÍSTICAS DAS TURMAS ESTAGIADAS        9

3.2.6 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANE O ESTAGIO        9

4. DESCRIÇÕES DAS AULAS ASSISTIDAS        11

4.1 PLANO DE AULA        13

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6. REFERÊNCIAS        15

7. ANEXOS        16


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho faz um relato  sobre  a  vivência  de  estagio supervisionado, tendo  carga  horária de 100h no Ensino Médio para requisito de aprovação na disciplina em questão. Com o objetivo de relatar atividades desenvolvidas dentro do período de estágio e referenciar  os  estudos  acadêmicos através  de  observação  e   participação  ativa  nas  práticas  pedagógicas  por  meio  de  acompanhamento direto no cotidiano escolar a serem descritos neste relatório.

Realizado pela Acadêmica VANESSA DE AGUIAR RU 661961, entre os dias 07 de março de 2017 á 19 de abril de 2017 na Escola de Educação Básica Santa Cruz, localizada na Rua: Bernardo Olsen, 400, Centro, Canoinhas.

O referido estágio traz subsídios para a formação do aluno, desencadeando um caminho de relação entre teoria e prática nas escolas.  Colaborando para uma reflexão acerca de todo aprendizado adquirido durante a licenciatura pedagógica.

Conhecer o espaço escolar é fundamental para formular ideias que aprimorem os conhecimentos que cercam o processo educacional.  A disciplina de Estagio dá ao acadêmico todo este norte de como se desenvolvem as competências em sala de aula. A prática de estágios nos cursos de matemática é fundamental para a formação de um profissional da educação que diante de situações reais e diversas no âmbito escolar refleti como lidar com tais situações  e  aproveitam  esta s experiências para suas atividades futuras na educação.

Neste relatório mostramos como aconteceram as observações em sala  de aula,  trazemos  a  proposta  pedagógica  das  escolas  e  d escrevemos  a  experiência  do  estágio  detalhadamente,  apontando  os  pontos  positivos  e  negativos  que percebemos  em  sala  de  aula,  assim  como  as  atividades  trabalhadas  dentro  desses períodos.


2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

O estágio de observação aconteceu na Escola de Educação Básica Santa Cruz, situada à Rua Bernardo Olsen, 400, centro CEP 89460-000 no Município de Canoinhas, Estado de Santa Catarina telefone (47)3627-4058. Atende aproximadamente 834 alunos, sendo esses do Ensino Médio de  1º ao 3º ano,  Magistério, Técnico em Administração e Projetos, atendendo no período matutino, vespertino e noturno com inicio das aula as 7:45hm às 11:45hm, às 13:00h às 17:00h e das 18:30 ás 22:00. Contando com atendimento do SAED para alunos com deficiência e segunda professora em sala de aula para auxiliar os mesmos, onde os alunos são atendidos no contra turno pela professora trabalhando com conteúdos diferenciados para melhor desenvolvimento do aluno. Vale ressaltar que alguns alunos que possuem segunda professora não frequentam o SAED, são aqueles alunos com laudo de deficiência mental moderada, e TDH, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação esses alunos não tem direito a frequentar o atendimento Educacional Especializado, somente segunda professora em sala de aula. 

2.2  ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

A escola pertence à 26ª GERED- Gerência de Educação, sendo a Aparecida Cusin a diretora da escola, o corpo docente é formada por seis professores efetivos e 14 ACTs que atuam de 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A maioria dos professores possui curso de pós- graduação. A Unidade escolar possui atualmente 834 alunos, agentes de Serviços Gerais, APP, Conselho deliberativo, Grêmio Estudantil, Policia Militar, Conselho Tutelar, Agente de Saúde, Assistente Social do CRAS.


3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

3.1  HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

       

Em 25 de maio de 1947, no Salão Cristo Rei, foi aprovada de forma unânime a diretoria provisória da Associação Pró Ginásio Canoinhas, e em 1948 iniciaram-se as aulas em salas emprestadas no Instituto Sagrado Coração de Jesus. Apenas em 1959 que o prédio onde se localiza o colégio nos dias atuais foi inaugurado. Apenas em 07 de julho de 1970 o Ginásio Santa Cruz passa a ser propriedade do Governo Estadual “Santa Cruz”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (634.9 Kb)   docx (840.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com