TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Física - Torque

Por:   •  13/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Torque

Isabela Rodrigues Escobar; Julia de Oliveira Ferreira –Turma Bio-2017

03 de julho de 2017
Universidade Federal de São Carlos

e-mail dos estudantes: bebelarodrigues@live.com; ju.ferreira1098@gmail.com

Resumo. Na prática realizada em laboratório, o  presente experimento teve o intuito de demonstrar as propriedades do Torque e como é aplicado na física.

Palavras chave: experimento, torque, força

Introdução

Em física, chamamos de torque o movimento de rotação de um determinado corpo em razão da ação de uma força. Em outras palavras, o torque pode ser definido como um produto da força f aplicada em relação a um determinado ponto (polo) pela distância que separa o ponto de aplicação de determina força ao seu ponto (polo).

Materiais e Métodos

       Os materiais utilizados em laboratório para o presente experimento foram: 5 arruelas, régua de
19 cm, dinamômetro, presilhas para suporte universal, gancho, suporte universal e balança.         
    Em laboratório, foram realizados os seguintes procedimentos: prendeu-se as presilhas ao suporte universal e montou-se com uma pequena estrutura com uma parte fixa de madeira  presa a uma  régua, tendo uma pequena alavanca (ver figura 1). Em seguida, prendeu-se o dinamômetro na régua. Colocou-se um pequeno gancho em um dos orifícios contidos na régua e colocou-se uma arruela por vez no gancho. Anotou-se os resultados. Após, mudou-se a posição do gancho para mais perto do eixo da estrutura móvel, e colocou-se novamente uma arruela por vez. Foram anotados os resultados. Todas as arruelas foram pesadas.

Resultados e Discussão

Conforme foi feito na experiência, foi descoberto que conforme a variação de peso, aumenta o torque como é demonstrado no gráfico abaixo.

[pic 1]

 

Conforme o aumento do peso, aumenta a força aplicada ao bíceps. Porem, quando optamos por variar a distancia ao invés do peso, o que obtemos  pode ser considerado a diminuição da força aplicada ao bíceps como pode ser vista, a seguir, no gráfico.

[pic 2]

Conclusões

Conclui-se-que ao que quanto mais longe do eixo rotacional, menos força é feita. No primeiro caso, onde há variação de peso e encontra-se estabilizado no meio da régua, quanto mais peso, mais força irá fazer. Já na segunda parte, onde variamos a distancia, menos força foi feita e mesmo com uma grande quantidade de peso em todas, a tendência foi diminuir cada vez mais a força.

Referências

CORRADI, Wagner. Fundamentos da Fisica I. Editora UFMG. Minas Gerais: Belo Horizonte, 2010.

Apêndice:


[pic 3]

Figura 1: Estrutura utilizada para a realização do experimento de torque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com