TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de avaliação de iluminamento

Por:   •  4/12/2021  •  Seminário  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

(INSTITUIÇÃO)

(CURSO)

(NOME )

PROCEDIMENTO TÉCNICO

AVALIAÇÃO DOS NIVEIS DE ILUMINAMENTO EM AMBIENTES INTERNOS DE TRABALHO - NHO11

(CIDADE- ESTADO)

(ANO)

(NOME)

PROCEDIMENTO TÉCNICO

AVALIAÇÃO DOS NIVEIS DE ILUMINAMENTO EM AMBIENTES INTERNOS DE TRABALHO - NHO11

Trabalho apresentado a disciplina de (DSCIPLINA) do (CURSO) do (INSTITUIÇÃO).

 Coordenador de curso: (nome)

(cidade-estado)

2021

SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

INTRODUÇÃO        4

INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS        5

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO        6

DESCRIÇÃO DO AMBIENTES DE TRABALHAO E SISTEMA DE ILUMINAÇÃO        7

RESULTADO DA AVALIAÇÃO PRELIMINAR        9

MEDIÇÃO PONTO A PONTO        9

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÃO        13

OBSERVAÇÕES E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente relatório, visa avaliar e determinar se os níveis de iluminância gerada pelo sistema de iluminação da sala de aula TSTB do Colégio Polivalente de Londrina está de acordo com os índices estipulados pela norma técnica brasileira NHO 11, que trata do nível de iluminamento de ambientes internos de trabalho, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria para adequação do sistema, de modo a promover conforto, eficiência e segurança. A iluminação revela-se como um elemento de primordial importância para melhoria das condições de conforto em um ambiente de trabalho. Um iluminamento adequado possibilita uma visão nítida dos objetos de pequenas dimensões permitindo uma acuidade visual além da leitura.

Na oportunidade, esclarecemos que as medições nos postos de trabalho, realizaram-se entre as datas de 21.09.2021 à 28.10.2021, no período noturno.

INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS

Para se determinar os níveis de iluminância dos postos de trabalho, foi utilizado luxímetro modelo HXL-881, com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e o Ângulo de incidência. Faixa de medição de: 0 a 100.000 lux.  

[pic 3]

                           

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Considerando os modelos para determinação da iluminância média apresentados no anexo 1 da NHO 11, foi adotado procedimento para avaliação do ambiente de trabalho de área retangular, iluminado com fontes de iluminação com padrão regular, simetricamente espaçadas em duas ou mais fileiras. A fotocélula, foi posiciona a 0,75m do piso em plano horizontal.

DESCRIÇÃO DO AMBIENTES DE TRABALHAO E SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

A avaliação foi realizada na sala de aula do Colégio Estadual Polivalente, cujo pé direito é de 2,80m de altura, por 6,60m de largura e 7,65 de comprimento.

A avaliação, considerou os mobiliários existentes, sendo eles: 25 jogos de carteiras escolares, 01 mesa retangular (mesa do professor), 02 aparelhos televisores, 02 ventiladores; 01 aparelho de ar-condicionado e ainda 06 luminárias no teto, cujo IRC é igual a >73 com fluxo luminoso de 2350w.

Os móveis encontram-se distribuídos da seguinte forma: uma mesa retangular na parte da frente da sala e outras vinte cinco distribuídas em cinco fileiras, com cinco mesas cada e duas telas de exibição, sendo que uma está localizada a frente da sala no canto esquerdo e a outra está acima do quadro negro na frente da sala conforme se observa da figura abaixo e anexo 1.

[pic 4]

[pic 5]

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

         Neste ambiente são realizadas aulas, é espaço e tempo durante o qual os sujeitos de um processo de aprendizagem se encontram para juntos realizarem uma série de ações, como interações.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO PRELIMINAR

Consoante anexo 2, do quadro 2 da NHO11, foram detectadas as seguintes inconformidades:

  • CINTILAÇÃO: foi observado visualmente a variação de brilho aparente nas lâmpadas do ambiente., podendo ocasionar aos estudantes: fadiga física e psíquica, efeitos fisiológicos como dor de cabeça, incômodo visual e estresse.
  • ILUMINAÇÃO INSUFICIENTE: detectada existência de lâmpadas queimadas e com sujidade. Necessário que se realize a substituição imediata.
  • ILUMINAÇÃO IRREGULAR OU NÃO UNIFORME DO AMBIENTE DE TRABALHO: identificado visualmente regiões claras e escuras, resultando na iluminância de maneira não uniforme.
  • APARÊNCIA DE COR: identificado existência de lâmpadas de aparência intermediária, estando em desacordo ao ambiente avaliado, cuja recomendação é para lâmpadas frias, mais indicada para aplicações em escritórios e salas de aula.
  • OFUSCAMENTO: identificado desconforto ou redução da capacidade de distinguir detalhes ou objetos quando há apresentação de conteúdo nos televisores.

Em tempo, com base no anexo 03 da NHO 11, ao qual foi utilizado como ferramenta auxiliar na identificação de falhas de iluminação, foi verificado inconsistências e inconformidade aos quais recomenda-se entre outras ações: sinalização de segurança, instalação de luzes de emergência, ajuste de intensidade; limpeza regulares dos forros, substituição imediatas das lâmpadas queimadas; instalação de lâmpadas suplementares; treinamentos e orientação aos estudantes para relatar irregularidades que podem gerar acidentes, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (955.2 Kb)   docx (877 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com