TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita de trabalho

Relatório de pesquisa: Relatório de visita de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de visita à obra

O presente relatório tem por objetivo informar passo a passo como realizar um dos elementos mais importantes na construção de uma residência: a fundação. A fundação ou alicerce é a parte da construção que suporta o peso e mantém fixo e nivelado a obra no terreno, se não estiver de acordo com as cargas que deve suportar, trará graves problemas para o resto da estrutura (paredes, tetos, etc.).

Na fase de marcação da casa, tomando por base o projeto, constrói-se um gabarito, em madeira, que vai definir o espaço a ser ocupado pela residência em si. Ele definirá uma área em torno da casa, que vai orientar os trabalhadores com relação ao local onde será preparada a fundação. Após a colocação do gabarito, colocam-se as linhas que definirão a posição exata das paredes externas e internas da residência, não se esquecer de conferir o esquadro e o nível, para garantir que a construção das paredes fique na posição correta e devidamente nivelada e no esquadro.

Inicie a abertura das valetas (veja as medidas no projeto). A fundação de uma casa pode ser feita de diversas formas: manual, mecânica, utilizando estacas, etc. A necessidade será definida pela sondagem e pelo projeto estrutural. A valeta deve ter no mínimo 50 cm de largura, para poder tirar o excesso de argamassa em volta dos tijolos. Qualquer tipo de fundação deve ficar nivelado, caso necessário, faça uma camada de concreto para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta, corrigindo assim as imperfeições do solo.

Após o nivelamento da fundação inicia-se a construção da sapata corrida ou alicerce, que deve ser erguido com tijolo maciço, tomando o cuidado para não deixar linhas de argamassas verticais. Devem-se erguer primeiramente os cantos, assentando os tijolos em amarração, pelo sistema de “escadinhas”, sem esquecer-se de verificar o prumo e o nível de cada fiada.

Com as sapatas prontas, passamos para as vigas, estruturas que utilizam como base as sapatas e servirão de base para todas as paredes da casa e também das colunas de sustentação da casa. Primeiro é montado uma estrutura de madeira, que servirá de forma para receber o concreto, dentro destas formas são colocadas estruturas em ferro armado, tudo conforme o projeto estrutural da casa, onde são especificados a largura das vigas e o diâmetro do ferro a serem aplicados na estrutura.

Os ferros utilizados são especialmente fabricados para esse fim. Trata-se, em geral, de barras de ferro cuja espessura pode variar, sendo mais usada a de 5 a 10 mm de diâmetro.Utilizam-se ferros lisos ou trefilados (estes seguram melhor o concreto). Como os ferros devem ser dispostos em função da fôrma da peça a ser concretada, eles devem ser dobrados e amarrados de maneira que fiquem associados entre si.

A impermeabilização não é coisa só de cobertura e deve ser realizada já nas fundações. Existem diversas técnicas e produtos, mas o básico é que deve haver algum isolamento entre as vigas da fundação e as paredes da construção. Como a água tende a descer muita gente nunca pensa nisso, mas existe um fenômeno chamado capilaridade, que é a capacidade da água de subir um pouco pela terra e pela parede, por conta de aspectos microscópicos dos materiais que os compõem. Muitos daqueles problemas de pé de parede, o famoso rodapé

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com