TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estágio ensino médio

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  9.094 Palavras (37 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 37

                        

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

CAMPUS CHAPECÓ

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

BRUNA APARECIDA SCHNEIDER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

CHAPECÓ

2020


BRUNA APARECIDA SCHNEIDER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado III apresentando ao curso de Educação Física – licenciatura como requisito para aprovação no componente curricular.

Profº. Orientador: Daniela Zanini

CHAPECÓ

2020

RESUMO

TREINAMENTO FUNCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Acadêmico: SCHNEIDER, B. A

                                                                                           Orientador: ZANINI, D.

A Educação física é uma disciplina curricular obrigatória que tem como objetivo a formação global do aluno, tendo como finalidade o desenvolvimento do cidadão capaz de usufruir, produzir e reproduzir as formas culturais das atividades corporais do movimento. Sendo assim há vários conteúdos a serem trabalhados ao longo do ensino básico, conforme as necessidades específicas de cada nível de ensino. Desta maneira vamos viabilizar a prática do treinamento funcional por meio de exercícios que estimulem as habilidades físicas, assim proporcionando melhora na capacidade prática dos adolescentes, aprimorando a sua resistência física e muscular, força, estabilização, equilíbrio, coordenação e flexibilidade, discutindo sobre as práticas corporais produzidas e no que podem contribuir para o seu aprendizado do dia a dia. O estágio foi aplicado em uma escola particular de Chapecó/SC, para a turma do 2º ano do ensino médio, o método utilizado foi o global, pois as aulas são voltadas para reflexões do dia a dia, estimulando o senso crítico do aluno e a resolução de problemas encontrados durante o dia a dia e as atividades a serem trabalhadas. O presente Estágio Curricular Supervisionado III apresentou como ponto positivo desenvolver o interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física, bem como a compreensão do conteúdo para além do ambiente escolar usando o treinamento funcional para discutir a temática saúde dentro de casa. Por outro lado, como ponto negativo destaca-se as atividades serem realizadas online atrapalhando assim o contato direto com os alunos na realização das atividades. Sendo assim, ressalta-se que foi uma experiência significativa para a formação, enquanto acadêmica, e um significado gratificante para conduta como professores, permitindo-nos aguçar o que aprendemos na teoria, para melhor contribuímos com a formação de cidadãos.

brunynha_xd@hotmail.com

Palavra-Chave: Educação física escolar. Ensino médio. Treinamento funcional. Saúde


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................   04

  1. OBJETIVOS ................................................................................   06
  1. Objetivo Geral .......................................................................  06
  1. Objetivos Específicos ..........................................................   06

2 REVISÃO DE LITERATURA...........................................................  07

2.1 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)...................   07

2.2 TREINAMENTO FUNCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO

FISÍCA ESCOLAR...............................................................................  09

3 METODOLOGIA DO ESTÁGIO......................................................   10

3.1 RELATO DE OBSERVAÇÃO E MONITORIA...............................  10

3.1 PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ............................... 12

  1. PLANOS DE AULA........................................................................  15

4 RESULTADOS.................................................................................. 22

5 CONCLUSÃO.................................................................................... 25

REFERÊNCIAS....................................................................................

ANEXO A: FICHAS DE OBSERVAÇÃO.............................................. 28

ANEXO B: FICHAS DE FREQUÊNCIA DA OBSERVAÇÃO, E DOCÊNCIA........................................................................................     33

1 INTRODUÇÃO

Esse relatório foi desenvolvido ao longo da disciplina estágio curricular supervisionado III no curso de licenciatura em Educação Física, pois busca evidenciar a vivencia do docente no campo escolar, dessa maneira proporciona o contato inicial com o lecionar. Sendo assim iremos abordar nos próximos parágrafos a importância da Educação Física na escola, do estágio de docência, a caracterização da instituição escolhida para o estágio e os objetivos a serem alcançados nesse estudo.

Portanto, entende-se a Educação Física na escola como uma disciplina que trata da cultura corporal de movimento com a finalidade de oportunizar aos alunos a vivência de um conjunto articulado de conhecimentos dessa esfera que inclui os jogos, as danças, o esporte, as lutas, a ginástica e atividades congêneres. Desta forma, tem como objetivo integrar os alunos em um universo vasto de possibilidades para usufruir desses saberes em benefício do exercício crítico e autônomo, bem como para melhoria da qualidade de vida (BRASIL, 1998; DARIDO; SOUZA, 2007).

Considerando a perspectiva de uma Educação Física para além do gesto motor correto, cabe ao professor da disciplina, através do trato pedagógico dos seus conteúdos, problematizar, interpretar, relacionar e analisar as diferentes manifestações da cultura corporal, bem como interpretá-las nos seus sentidos e significados (DARIDO; SOUZA, 2007). Desta forma, entende-se que para a formação de um aluno crítico e autônomo em relação às práticas corporais, possivelmente incorporando estas atividades ao seu estilo de vida fora da escola, será muito importante a aquisição de conhecimentos de dimensão tanto biológica como sociocultural (DARIDO; SOUZA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.7 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com