TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a economia da disciplina

Relatório de pesquisa: Relatório sobre a economia da disciplina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar a relatório final da disciplina de Economia, 2ª série do curso de Administração ministrado pela Universidade Anhanguera, com as Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS).

As ATPS aqui desenvolvidas tem como objetivo analisar como e quando acontece a questão econômica em uma sociedade.

Para tanto, fez-se um estudo de campo em uma empresa ligada a área da construção civil analisando a venda de tijolos efetuadas pela empresa. Registra-se que os dados utilizados estão relacionados ao ano de 2012, visto que, achou-se de maior valor para estudo científico conhecer o movimento de um ano inteiro.

No entanto, para que tenha cunho científico as questões analisadas possuem embasamento teórico com ideias de autores sugeridos pela ATPs.

2 RELATÓRIO

Apesar dos abalos sofridos em outros países no Brasil a construção civil manteve-se, podemos dizer inalterada. Estudos mostram que a propostas governamentais ajudaram a manter em patamar estável o investimento nesse ramo econômico. Esses dados podem ser comprovados na Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic), divulgada em 28/06/2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE (2013):

O crescimento da economia brasileira foi bem menor em 2011 (2,7%) do que em 2010 (7,5%). Isto se deu devido à baixa expansão econômica de 2009, período que serviu de comparação, em decorrência da crise financeira externa iniciada no ano anterior. A construção cresceu acima do Produto Interno Bruto (PIB), a soma dos bens e serviços fabricados no país, mostrando expansão de 4,5% em 2011, influenciada por vários fatores diretamente relacionados ao setor.

Além dos resultados divulgados pela Pesquisa (IBGE) autores como Mello (2007) corroboram com o estudo ao colocar que a indústria da construção civil vem atravessando um momento de grande crescimento, consequência de múltiplos fatores como incentivos governamentais, investimentos privados, crescimento econômico e, aumento da parcela da população considerada classe média no Brasil. Esta indústria é na verdade uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores industriais, tais como: siderurgia, mineração, do aço, metalurgia do alumínio, vidro, cerâmica, madeira, equipamentos elétricos e mecânicos, e ainda, diversos prestadores de serviços, como escritórios de projetos arquitetônicos, serviços de engenharia, empreiteiros etc.

Em nosso município, conforme dados estatísticos retirados do site da Prefeitura Municipal, entre os anos de 2007 até 2010 houve uma queda na construção civil. No entanto, a partir de 2011 vê-se um crescimento moderado nessa atividade levando os empresários do setor em situação de lucro, pois, os pedidos de alvará de construção aumentaram.

Os dados disponíveis do site da Prefeitura Municipal de Palmas indicam quem em 2007 aconteceu 252 pedidos de alvará de construção, em 2008 os pedidos caíram para 218, em 2009 voltou a subir para 245, 2010 os pedidos sofreram uma queda acentuada passaram para 81 (dados até 03/03/10). No entanto, após entrevista com funcionário responsável pelo setor em 2011 esses valores sofreram alterações (não é possível apresentar dados reais).

Atualmente residem em Palmas 42.888 mil pessoas (IBGE, 2010). O município de Palmas conta com 29 estabelecimentos comerciais da construção civil (IPARDES, 2011). Dentre essas 29 escolhemos uma considerada de grande porte para realizar uma entrevista visualizando melhor os dados.

A embalagem do tijolo é feito por paletes com 660 unidades e com uso filme em volta e são transportados até a empresa por caminhões terceirizados. A loja armazena conforme a demanda.

Quando a carga chega à loja um funcionário registra a entrada no sistema, Assim, quando o vendedor vai efetivar a venda basta conferir no sistema para saber a quantidade que poderá ofertar. Depois de feita a venda é dada a baixa no sistema.

Sobre isso, Kearney (2013, p.1) explica que:

As empresas sabem o que querem: cadeias de fornecimento integradas, colaborativas, adaptativas e virtuais. Contudo, poucas estão fazendo o necessário para chegar lá. Para isso, elas devem pensar de forma diferente sobre gestão da complexidade, relacionamentos e mudança.

Ou seja, a empresa sabe que as exigências cada vez são maiores, e vão desde a formação específica do profissional na área até outras formações para complementar o perfil desejado ao mercado. O mercado quer um perfil dinâmico e que absorva, de maneira instantânea, as rápidas mudanças tecnológicas, sociais, culturais, mercadológicas, econômicas e políticas. Um perfil flexível e detentor de novos conhecimentos, principalmente nas questões de soluções que envolvam tecnologia e redução de custos ambientais e financeiros, e que atenda às mudanças rápidas do mercado globalizado e a exigência do mercado consumidor, cada vez mais sedento por novos produtos e serviços. Há uma descartabilidade muito grande no consumo e isso pede novas soluções e uma rápida resposta por parte das empresas aos consumidores.

De acordo com o conceito atual de Planejamento Estratégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente.

Outro ponto importante é saber dimensionar os custos das atividades, considerando alguns pontos.

Segundo Canziani (1999) o cálculo de custos é uma ferramenta muito importante empregada e objetiva para servir de base para subsidiar uma decisão gerencial de curto prazo, medir a sustentabilidade de um empreendimento em longo prazo, medir a capacidade de pagamento, definir a viabilidade econômica de uma tecnologia alternativa, subsidiar propostas ou programar políticas agrícolas, entre outras possibilidades.

Para vender o produto, a empresa o atendimento direto com o cliente. A tecnologia é utilizada para divulgar promoções através de propagandas no meio de comunicação e pelo site da loja.

Para saber a demanda da empresa junto ao produto carro chefe de suas vendas, o tijolo, fomos procurar um funcionário responsável pelas compras de mercadorias. Segundo o entrevistado a empresa recebe tijolos de 2 fornecedores NIDE e CEAC.

Quadro 1 – Quantidade de vendas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com