TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Introdução à Economia

Trabalho Universitário: Disciplina: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  276 Visualizações

Orientação: não serão aceitas respostas que sejam cópias literais da apostila nem de qualquer outra fonte. O aluno pode utilizar outras fontes de consulta, como livros, revistas especializadas, internet, etc.

Responda às questões abaixo, levando em consideração o conteúdo das aulas 11 e 12.

1. As transações registradas no Balanço de Pagamentos estão reunidas em dois grandes grupos: Transações Correntes e Conta Capital e Financeira. Explique de forma sucinta a composição desses dois grupos. (5,0 pontos)

2. Defina o que é OMC e as consequências da criação desta sobre o comércio internacional. (5,0 pontos)

R:

1) Transações Correntes são os registros de exportações e importações, utiliza-se a diferença entre os valores de exportação e importação para definir o saldo em superávit, quando o valor da exportação excede o da importação, e déficit na balança comercial quando o valor da exportação é menor que o da importação.

A Conta Capital e Financeira é utilizada para registrar as transações intangíveis, como empréstimos, financiamentos, rendas de capital, bolsa de valores no resto do mundo, etc.

2) OMC, ou, Organização Mundial do Comércio, funciona desde 1995 e funciona como uma espécie de juiz. Entenda como um tribunal, quando dois países estão comercializando entre si e uma das partes se sente prejudicada, essa parte tenta uma negociação bilateral, caso essa negociação não dê certo, o pais prejudicado recorre a OMC que avaliará os dois lados e procurará a melhor maneira de ajudar o país que se sentiu prejudicado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com