TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relaçoes Sociais

Artigo: Relaçoes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o sétimo semestre de 2013.

Orientador: Prof.ª Heleanara Regina Sampaio, Edna Braun, Amanda Boza e Rodrigo Zambon

Cruz das Almas-BA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 05

OBJETIVOS 06

JUSTIFICATIVA 07

METODOLOGIA 09

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10

CRONOGRAMA DA PESQUISA 11

ORÇAMENTO 11

RESULTADO ESPERADO 11

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

A violência contra o idoso no âmbito familiar é um problema que se agrava a cada dia e se estende, gradativamente, na atualidade. O idoso se torna uma vítima fácil, por muitas vezes, o mesmo por depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar.

Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação de seus direitos como cidadão, demonstrando assim, o retrocesso da evolução social quanto às afirmações dos direitos humanos, pois as mudanças ocorrem constantemente no país e no mundo.

A presente pesquisa consiste em um estudo sobre a violência intrafamiliar contra o idoso, violência esta, que varia de simples ofensivas verbais até agressões físicas e psicológicas, muitas delas praticadas no próprio âmbito familiar. Do ponto de vista de muitos pesquisadores a violência doméstica é considerada como um grande problema social e jurídico, pois o idoso, na maioria das vezes, não denuncia o seu parente ou cuidador como agressor, dificultando assim, o exercício dos órgãos do Poder Público em defendê-los contra abusos e agressões cometidos por sua família.

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Este estudo surgiu devido o aumento de denuncias e casos de violência contra o idoso recebido pelo CREAS (Centro de Referencia Especializada da Assistência Social) no Município de Maragogipe-Ba. Muitos desses casos foram enviados pelo Ministério Publico e Direitos Humanos.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Sensibilizar os idosos demandados no Centro de Referencia Especializada da Assistência Social, sobre a importância de seus direitos quanto cidadão.

Objetivos Específicos

- Identificar as formas de violência mais frequente praticadas contra os idosos que são acolhidos no CREAS (Centro de Referencia Especializada da Assistência Social)

- Analisar a visão dos idosos sobre a violência sofrida;

- Analisar a visão dos profissionais que os atende sobre a violência sofrida.

JUSTIFICATIVA

Em Janeiro de 2011 a dezembro 2012 foram atendidos 40 casos de maus tratos contra idoso no CREAS (Centro de Referencia Especializada da Assistência Social) de Maragogipe - BA, porém estes dados estatísticos a cada ano vêm aumentando; denúncia esta referente à negligência por abandono; maus tratos físicos e psicológicos. Os idosos que fazem parte do grupo do CREAS (Centro de Referencia Especializado da Assistência Social) queixam-se de serem lesados pelos próprios parentes dos seus proventos previdenciários ou assistenciais, pois quase sempre têm acesso aos números da senha e fazem retiradas sem autorização, queixam-se de que as maiorias deles, idosos, sentem dificuldade em lidar com caixa eletrônico, fato que os levam à condição de refém.

As violências contra os idosos podem ser definidas não apenas como agressões físicas, mas também como omissões e ações que prejudicam a integridade física, emocional da vitima. Por ser um fenômeno histórico é apontado como crime na constituição federal de 1988 e no estatuto do idoso de 2003. Este tipo de crime, em especial a negligência passa despercebida pela própria vitima por naturaliza-las. A negligencia contra os idosos é uma realidade que está presente no Munícipio de Maragogipe sendo os principais agressores geralmente são os próprios familiares, vizinhos ou cuidadores, pessoas de sua alta confiança, onde o papel delas eram protegê-los de situação de risco e abandono. Constatado através das denuncias feita, temos (20) casos sendo acompanhados, sendo que (12) casos são de negligencia, (8) de agressões físicas e psicológicas o CREAS recebe muitas denuncias de violência contra os idosos mais a que mais se predomina é a negligencia.

A negligência implica no esquecimento ou falta total de cuidados e pode acontecer dentro de casa ou até mesmo nas instituições. Envolve falhas no atendimento das necessidades básicas dos idosos, que ficam evidentes através da higiene, dos horários, da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com